#05: Recrutar para causas nobres

My First Book

Postado por Fabiano Coura em 21/06/10 as 08h45

Nosso razão de ser como publicitários está brilhantemente expressa nesse case da JWT: criatividade aplicada para resolver problemas. Nesse caso, um problema gravíssimo, muito maior do que qualquer problema que qualquer um de nossos clientes tenham. Clica logo na imagem abaixo pra ver o vídeo do case no site do projeto. 

  Myfirstbook

Fiat EcoDrive

Postado por Fabiano Coura em 24/06/09 as 22h09

Fiz questão de postar esse projeto aqui, mesmo sabendo que todo mundo nessa altura do campeonato na conhece, principalmente porque já arrematou outros festivais recentemente. Para mim esse é o Nike+ para carros. É um projeto absolutamente disruptivo no mercado automotivo e está baseado em um caminho que não tem volta: brand utility, comunicação como serviço. Um projeto que me faz continuar empolgado e acreditando no quão promissora a área digital pode ser e na quantidade de oportunidades que temos ainda em migrar dinheiro de banners para aplicativos e projetos capazes de contribuir para a vida das pessoas.

Long de Titanium | Um filme que não existe

Postado por Fabiano Coura em 21/06/09 as 20h41

Esse vem da agência espanhola Shackleton, fera em arrematar leões aqui em Cannes: uma campanha contra a fome que tem como idéia principal envolver as pessoes em um abaixo assinado para que o Al Gore produza um documentário sobre o problema. Todas as peças levavam as pessoas para um site (https://www.askalgore.org) em que podiam ver o trailer do filme (que ainda não existe). A idéia gerou 1 milhão em mídia espontânea em um mês e atraiu a atenção de importantes veículos, como a revista TIME, que além de se engajar com a causa, entrou em contato com o próprio Al Gore.

Quanto vale uma experiência?

Postado por Fabiano Coura em 09/06/09 as 15h04

Se uma imagem vale por mil palavras, eu diria que uma experiência vale por 1.000 GRPs [no chute]. Sempre fico contente em ver projetos baseados nessa crença. No embalo do projeto da Nikon para a D40, em que a marca transformou Georgetown em Picturetown, a Canon está com um projeto em parques nacionais americanos em que fotógrafos famosos são convidados para workshops práticos. Demais. Só acho agora que eles deveriam trazer esse projeto para o Brasil, afinal nossos parques nacionais são muito mais bonitos :) [via Springwise]

Canon_parks

Compre o New Beetle que foi do Ronaldo e ajude o Graacc

Postado por Fabiano Coura em 10/07/08 as 12h09

O Juniot trabalha aqui na Neogama e teve uma idéia muito bacana: encontrou uma forma diferente para vender seu carro e dar um grande apoio as crianças com câncer do Graac. No vídeo logo abaixo ele mostra o Beetle e comprova que o carro era mesmo do fenômeno! A mecânica da venda segue o formato de um leilão por email até o dia 09 de agosto, com lance mínimo é R$50.000. Além disso, uma parte do valor da venda será revertida para a instituição de acordo com a quantidade de views que o vídeo tiver no YouTube:  100 mil acessos – 20%, 500 mil acessos – 50%, 1 milhão de acessos – 70% será doado.

Para participar, envie sua proposta até o dia 09 de agosto para o newbeetledoronaldo@gmail.com, replique esse vídeo em seus blogs e envie esse post para seus amigos.

Update do post com as palavras do próprio Juniot: Independente de quantos acessos o vídeo tiver, o Graacc já tem garantido 10 mil reais (ou 20% do valor mínimo). O que eu quero mesmo é chamar atenção pro trabalho sério que eles fazem.

Lead India | Uma campanha que mobilizou uma nação

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 20h20

A JWT da India levou o GP desse ano em Direct. Um projeto que começou com um anúncio institucional do India Times – o maior jornal daquele país - na virada do ano passado, e se transformou em um movimento político e social de enormes proporções, que mobilizou toda a população. O movimento incentivava os indianos a pararem de reclamar e lutarem mais por um país melhor. O filme abaixo resume bem o case e comprova o poder que nossa indústria definitivamente tem de mudar a vida das pessoas. Se eu conseguir o filme completo do case posto para vocês. É bem emocionante.

   

Honda | Carta para você plantar

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 20h03

Essa mala-direta, aparentemente simples, foi impressa em um papel que contêm sementes em sua composição! Ignorei o fato de que essa peça tenha sido criada por uma fabricante de automóveis para me apaixonar por ela. Achei uma belíssima idéia, muito bem executada, e torci por ela quando ví que ela foi parar no shortlist de direct hoje. Pelo que o Marcio Salem comentou, ela esbarrou na trave.

Hondaletter

Banco do Planeta

Postado por Fabiano Coura em 22/03/08 as 15h34

O Bradesco é o banco privado que mais investe em ações de responsabilidade socioambiental no país, e o vem fazendo há mais de 50 anos. Esse fato, porém, não é percebido de maneira tão evidente pelo público em função de dois fatores: (1) o Bradesco, por julgar que antes de falar é preciso fazer, sempre foi muito reservado em respeito à divulgação de suas iniciativas na área de RSA. Um exemplo disso é o fato de que a campanha publicitária assinada pelo Bradesco para divulgar sua atuação social se deu apenas em 2006, em função da celebração do cinqüentenário da Fundação Bradesco; e (2) porque todas as diversas iniciativas empreendidas pelo banco na área eram até então feitas de maneira pulverizada por diferentes áreas da organização, o que não gerava a devida percepção sobre a profundidade do envolvimento do Bradesco com o tema.

Diante dessa constatação, a Neogama idealizou o Banco do Planeta: um novo posicionamento dentro do Bradesco que tratará o planeta como seu cliente prioritário, o relacionamento dos clientes com o meio ambiente, e no qual as ações são as que ajudem no combate ao aquecimento global. A criação do Banco do Planeta vem justamente dar foco e ampliar a vocação do Bradesco em empreender iniciativas que levem em conta de maneira ampla e efetiva os princípios da sustentabilidade ambiental. Como ele funciona? O Banco do Planeta é um banco dentro do próprio Bradesco, com produtos,  serviços e projetos totalmente relacionados às questões de RSA, e com profissionais totalmente focados para este fim.

Adicionado em 27/04/2008:

Nedbank: O melhor Outdoor do ano

Postado por Fabiano Coura em 21/06/07 as 23h17

Já imaginou se um banco realmente desse "power" (no duplo sentido) para as pessoas? E se um outdoor pudesse ser mais do que um outdoor? Foram esses insights que dirigiram o trabalho da BBDO para o Nedbank, da África do Sul. Painéis solares forneciam energia elétrica para uma escola, próxima a instalação em uma área muito pobre da cidade. Comunicação + Buzz + Responsabilidade social. Fazer ao invés de só falar. Perfeito!

Novas Mídias: O "passe adiante" da Green Tomato Cars

Postado por Fabiano Coura em 18/06/07 as 21h24

Muito legal essa ação de uma empresa de taxi inglesa, que aumentou em 11% o número de ligações a central, com um investimento absolutamente ridículo! Com o conceito "verde" (a frota toda é constituída de Toyotas Prius) eles acharam que a comunicação também teria que ser "verde". Desenvolveram um folheto com o seguinte conceito: Veja, risque o número da sua casa no folheto e passe para seu vizinho! Assim economizamos papel. A natureza agradece!
Novasmidias1

© 2010 Fabiano Coura | Todos os direitos reservados | No ar desde outubro de 2006