« Anterior | Voltar | Próximo »

As marcas mais valiosas do mundo te surpreendem?

Postado por Fabiano Coura em 31/07/07 as 12h05

Publicado também no VoxNews.

A Coca-cola segue na frente! Pelo sétimo ano consecutivo, foi eleita a marca mais valiosa do mundo na já tradicional pesquisa elaborada anualmente pela Interbrands. Isso não me surpreende mais. Me surpreendeu termos o Google na 20a. posição, com o valor de mercado de sua marca avaliado em USD17 bilhões, cerca de um quarto do valor da marca Coca-cola. Me surpreende que de um ano para o outro eles incrementaram esse valor em mais de 44%. Me surpreende o fato de nunca termos visto campanhas dessa marca por aí, tirando uma ou outra promoçãozinha esporádica, como a do GMail que está no ar (aqui). Me surpreende como muitos anunciantes ainda não entenderam o que esse tipo de exemplo tenta nos demonstrar: hoje em dia garantir somente a exposição  da sua marca não basta. Não adianta mais impactar os clientes em todas as mídias disponíveis, contando com sua atenção. Não adianta cercá-los com uma mensagem única, supostamente relevante e “integrada” em todos os canais. Marcas líderes se relacionam com seus consumidores. Elas sabem criar experiências de valor para eles e sabem como usar sua verba publicitária da melhor forma possível para convidar e envolver os consumidores com essas experiências.

O que o pessoal do Google faz? Eles "APENAS" oferecem experiências incríveis a seus consumidores. Sem ironia, eles realmente "ENTREGAM" a grande promessa da sua marca: organizar toda informação do mundo. Eles "FAZEM" para que as pessoas falem a respeito de sua marca, criando formas inusitadas para cumprir sua missão, se reinventando o tempo todo, criando novos hábitos na sociedade e estabelecendo benchmarks para seus concorrentes o tempo todo.

Será que marcas de produtos podem se aventurar no universo dos serviços? Devem. A própria Coca-cola está fazendo isso na China. Lá eles gerenciam uma comunidade com mais de cinco milhões de usuários – a iCoke. Trata-se de uma plataforma de relacionamento que oferece uma ampla variedade de serviços – totalmente em sintonia com as expectativas dos usuários mais exigentes de redes sociais. Distribuindo esses serviços através de vários canais, inclusive celular, a Coca-cola coloca sua marca no dia-a-dia de seus consumidores de uma forma absolutamente relevante. Quer mais um exemplo? A Nike – com seu serviço Nike Plus em parceria com a Apple – oferece um belíssimo ambiente de relacionamento na Internet em que divulga seus produtos e, ao mesmo tempo, fideliza corredores de todo o mundo. Mais um caso de Propaganda como serviço. Uma troca de valores sem precedentes que funde a comunicação com o produto em uma experiência única com a marca.

Fazer ao invés de Falar. Em outras palavras, dar motivos para que as pessoas falem sobre sua marca e queiram se relacionar com ela. Esse é o futuro da comunicação. Quem souber FAZER direitinho vai continuar surpreendendo, sempre.

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
https://www.typepad.com/services/trackback/6a00d8349c578e69e200e393325b848834

Listed below are links to weblogs that reference As marcas mais valiosas do mundo te surpreendem?:

Comentários

Excelente! Vi no Vox News e corri para conhecer sua página.

E ai Mestre Coura, tudo bem?!
Acabo de ver sua materia no Vox News. Boa! Lembra qdo te falei q vc tinha tudo pra "estar" em todas da nossa midia??? Rs... Cada vez mais, isso vai rolar! Parabens!
Um beijao, Cintya.

Esse post não aceita comentários.

© 2010 Fabiano Coura | Todos os direitos reservados | No ar desde outubro de 2006