Notas Soltas

Era uma vez uma mais uma agência "diferente" chegando...

Postado por Fabiano Coura em 03/12/14 as 18h58

Queridos amigos, queria dividir uma historinha especial com vocês e que dá muito orgulho pro camarada aqui. Tudo começou mais ou menos assim, com esse artigo do nosso querido amigo Felipe Turlão publicado em outubro de 2010. Pois é, frio na barriga já desde o comecinho, diante da expectativa criada e dos desafios que tínhamos naquela ocasião.

O Brasil esta pronto para a RGA


Muita coisa aconteceu desde então. Muita. Muitas entrevistas, concorrências, prêmios, ajustes, trabalho, mais trabalho... E há uns poucos meses atrás tomamos uma importante e marcante decisão aqui pra gente: a de repensar nosso modelo, nossa atuação e reforçar muito o nosso trabalho de campanhas para complementar o trabalho de plataformas e inovação que já vinha sendo muito bem reconhecido pelo mercado. De lá pra cá, muita gente bacana comprou essa aposta - gente como o Carlos Fonseca, que trouxe pra gente sua brilhante experiência em filmes, gente como a Ana Hasegawa, o Conrado Tourinho, o Rafa Messias e o Felipe Mahalem, que sabem como ninguém dirigir e entregar um trabalho lindo, integrado e transformador de storytelling, e tantos muitos outros talentos incríveis que se somaram a esse nosso sonho de transformar a agência rumo a esse nosso próximo passo.

E hoje posso dizer com o peito aberto: QUE BAITA ORGULHO! Orgulho do trabalho lindo que está indo pra rua e brilhando muito. Orgulho desse time de clientes incríveis que temos o privilégio de ter por aqui e que nos deram a oportunidade da gente se reinventar para eles. E um baita orgulho mesmo de um time incansável, talentoso e muito, mas muito mesmo, comprometido a fazer história junto com a gente.

Os últimos meses foram os mais corridos do ano, mas hoje todo mundo aqui na R/GA tem uma lista de motivos para se orgulhar: com a TIM colocamos o novo TIM beta no ar (conheça aqui) e lançamos uma campanha linda para uma audiência dificílima de se conquistar. Além disso, lançamos o TIM blah dando vida ao famoso Surfin Bird do Trashman e demonstrando o app que ajudamos a pensar e criar para brigar nesse mercado (conheça aqui). Com o YouTube, lançamos a série ViewBusters com grandes criativos brasileiros recordistas de views sendo entrevistados pelo Kibe - e inventamos o gadget do YouTube, que é um troféu que indica quantos views seus vídeos já atingiram no canal, em tempo real (conheça aqui). Com o Google, lançamos o primeiro outdoor digital conectado do mercado brasileiro, levando o Google Search para diversas telas gigantes da Otima espalhadas pela cidade que, de maneira inteligente, indicam coisas super interessantes para as pessoas descobrirem no seu entorno. Com a Nike, convidamos São Paulo para participar no Nike+ Running Club com o filme "Nascido, criado e suado em SP".

Para quase enfartar, na conferência do Grupo de Planejamento essa semana levantamos o caneco do primeiro prêmio BIG Think com a TIM - o TIM beta conquistou o prêmio de melhor estratégia, concedido por um generoso júri composto pelos melhores estrategistas que o Brasil já viu nascer e trabalhar por aqui.

Bigthink


E ontem - ainda sem respirar - lançamos nosso primeiro grande filme para Samsung em TODA América Latina - celebrando o Medina e o Bob Burnquist, que são dois gigantes talentos brasileiros, no lançamento do Galaxy Note 4.

Obrigado amigos pelo enorme prazer de poder dividir tantos momentos bons assim com todos vocês. Obrigado ao incrível time da R/GA pelo privilégio de acordar todos os dias motivado pra vir trabalhar com vocês.

2015 não vai ter linha e não vai ter limite, mas vai ter uma barra alta demais, se Deus quiser :)

TIM beta App Lançamento

 

TIM blah

 

 

Nike Nascido, criado e suado em SP

 

 

Samsung Galaxy Note 4

 

Vivam as diferenças [e os diferentes lados do cérebro]

Postado por Fabiano Coura em 23/06/10 as 09h25

Idéias e pensamentos estão por toda parte aqui. A começar pelos posters criados para convidar a galera para os eventos, nos video cases, nos filmes para celulares, nas camisetas da galera, nas diferenças de sotaques, nas características culturais dos delegados e, certamente no speech de boa parte dos importantes convidados para palestrar. Mais importante do que qualquer dessas idéias, são os pensamentos que serão produzidos a partir da experiência individual de cada um aqui. Não é obvio que as referências para cada cérebro (ou de cada lado do cérebro) sejam portanto diferentes? Digo isso porque tem muita gente aqui reclamando do conteúdo das palestras e dos palestrantes que estão por aqui. Filmes são importantes sim. Detalhes da sua direção, produção, insights por trás das idéias... CLARO. São muito importantes. Para mim o mais importante é que cada um se sinta satisfeito e contente com o tipo de conteúdo que está sendo absorvido e com as o upgrade que está obtendo em seu "hardware" para o trabalho que recomeça na próxima segunda-feira. Vivam as diferenças entre os diferentes grupos de pessoas da nossa indústria.

Mobile Marketing na Intercon 2009

Postado por Fabiano Coura em 09/11/09 as 20h36

Nesse último sábado tive a felicidade de me encontrar com a enorme, antenada e crescente comunidade da Intercon que, além de tudo, está se transformando em um dos eventos mais bacanas de tecnologia e comunicação digital do país. Ministrei uma palestra sobre Mobile Marketing, dividindo com a galera um pouco do nosso aprendizado com esse canal - especialmente na plataforma iPhone - e contando um pouco sobre nossos cases "Seguro Auto", "Agite a Vida", "Seu Futuro" e o "Presença", primeiro aplicativo em realidade aumentada no país. Em tempo de comunicação digital e open source, você é o que você compartilha, certo? Então fiz minha parte e disponibilizei minha apresentação na íntegra no Slideshare para quem quiser experimentar pelo menos um pedacinho do conteúdo que foi apresentado no evento. Veja abaixo ou baixe o PDF diretamente na página da apresentação no Slideshare. Espero que gostem.

As 87 coisas do Google Creative Lab

Postado por Fabiano Coura em 29/09/09 as 11h32

O Creative Lab é uma área do Google comandada pelo Andy Berndt (Ex-presidente da Ogilvy NY) que existe para olhar para o futuro, para encontrar alternativas para que a empresa se aproprie de canais e plataformas emergentes (ou inexistentes) [puta trabalho legal de fazer, especialmente se você tem alguns milhões de dólares nas mãos para contar com o apoio de um monte de gente bacana]. Segundo o próprio Andy Berndt: “We are also building what you might call an ecosystem of collaborators, from designers to writers to agencies to production companies to every kind of creative resource. We’d like to have a loose and unofficial network of like-minded creative people around the world who come together on projects". Veja [com tempo] a apresentação que ele fez recentemente na Adweek com uma coleção de 87 idéias muito bacanas colecionadas pelo time.

Premissa para inovar é sair na frente (ou enxergar a frente)

Postado por Fabiano Coura em 24/08/09 as 16h39

De um lado tem um monte de gente que ainda não entendeu. Do outro, um monte de gente que já nasceu em meio a tudo isso e que nem sabe o que significa a palavrinha "digital". Essa visão da MS pode parecer futurística demais sim, mas quero lembrar que quando vimos o iPhone pela primeira vez pareceu pra nós que um disco voador tinha deixado cair aquilo no nosso planeta. O tempo conta mesmo contra quem ainda não entendeu, pois não há dúvida que esse futuro vai chegar, assim como o iPhone chegou a US$99, assim como o Google Earth te faz viajar pelo mundo sem sair de casa e assim como a realidade aumentada vem conquistando a massa ao longo dos últimos meses. Premissa para inovar é sair na frente, pelo menos tentando vislumbrar o que vem por aí. E a MS está de parabéns por compartilhar uma peça tão primorosa como esse vídeo.

<a href="http://video.msn.com/?mkt=en-GB&playlist=videoByUuids:uuids:a517b260-bb6b-48b9-87ac-8e2743a28ec5&showPlaylist=true&from=shared" target="_new" title="Future Vision Montage">Video: Future Vision Montage</a>

Google | Que crise?

Postado por Fabiano Coura em 26/06/09 as 11h28

Google Pensamento solto do seminário da Publicis Group, com Maurice Lévi e Eric Schmidt, CEO do Google: Em periodos difíceis as pessoas tomam ainda mais tempo para decidir suas compras, especialmente aquelas que envolvem produtos cujo processo de decisão é mais complexo. Precisam de mais informacoes e comparam muito mais as opiniões de outras pessoas para se assegurarem o máximo possível de que estão escolhendo adequadamente. Isso tudo leva a uma utilização ainda maior das ferramentas do Google. Além disso, nas próprias palavras dele: - The americans love their credit cards.

Advertising, advertising, advertising

Postado por Fabiano Coura em 24/06/09 as 21h56

O famoso Steve Ballmer, competentíssimo CEO da Microsoft, e conhecido pelas imagens remixadas do Gizmodo e dos suas gritarias "developer, developer, developer", fez uma passagem rápida pelo Palais hoje. Na sequência de seu speach principal eu tive a chance de participar de um Q&A com ele durante uma das Masterclasses, na área de Young Lions. O papo geek rolou solto mas, logo após ele mencionar que tinha dúvidas sobre como trabalhar a imagem das suas marcas - uma vez que vê a marca "Windows" com muito mais força do que a própria marca "Microsoft" - tomei coragem e perguntei para ele qual era sua opinião pessoal com relação a campanha "I'm a PC", da CP+B. A resposta veio na forma de pesquisas e números, mas pareceu para mim que ele não é muito fã do trabalho da Crispin, apesar de afirmar que as campanhas atingiram seus objetivos. Um carinha do meu lado se empolgou um pouco mais e mandou logo mais uma: "Eu sinto que o Google me dá muito mais ferramentas, APIs e plataformas (YouTube, por exemplo) para que eu possa desenvolver meus projetos para meus clientes... O que você tem como planos nessa área?". Segue a resposta nas próprias palavras dele: “I feel a kind of kick in the ass here, but that is great. I'll tell my team to work harder and I promise to bing more good news to you creative people next year”. Agora resta aguardar pra ver se a promessa vai ser cumprida. [Lembrando que há um ano atrás ninguem nem sabia o que era o tal do Twitter]. Se quiser cobrar alguma coisa ou reclamar da tela azul, o email do Steve (que ele mesmo dá pra todo mundo) é: steveb@microsoft.com. 

[detalhe da foto: Cannes é o único lugar do mundo em que você pode fazer uma pergunta para o Steve Ballmer assim, de chinelo e bermuda]

Ballmer

Twitter | A história toda bem contada

Postado por Fabiano Coura em 23/06/09 as 11h46

The-story-of-twitter

Varig | Migração para canais digitais

Postado por Fabiano Coura em 23/06/09 as 11h42

Nada a ver com Cannes, mas uma notícia interessante... A GOL inovou quando pela primeira vez uma empresa aérea brasileira decidiu focar seu canal de vendas online e agora, mais uma vez, cria um incentivo a mais para essa migração, cobrando R$27 por emissão realizada pela central telefônica. Kudos :)

Smiles

Dica bacana: assista a clipes dos seminários FREE

Postado por Fabiano Coura em 21/06/09 as 20h02

Isso mesmo folks. A organização do festival resolveu liberar geral esse ano! Algumas das palestras podem ser conferidas na íntegra diretamente no site do festival: basta acessar o www.canneslions.com e se divertir. Pelo que pude ver agora a pouco tanto a palestra do Linkedin, quanto da LBi, estão full lá. De quebra também tem uma entrevista com o Mr. Twitter. Espalhem a notícia!

Loja Uniqlo aqui no Palais

Postado por Fabiano Coura em 21/06/09 as 07h14

A marca é muito bacana e está em um processo de expansão mundial. Nessa onda, eles resolveram celebrar o GP do ano passado com uma competição para a criação das camisetas do festival e montaram uma lodjinha muito bacana aqui no Palais.

Curiosidade: como é esse tal de Palais?

Postado por Fabiano Coura em 20/06/09 as 16h20

Esse post é para quem ainda não teve a chance de vir a Cannes, mas quer entender como é que o Palais é organizado durante o Festival, ou seja, como e onde o tantão de conteúdo que rola aqui acontece de fato para os participantes. Veja aqui um mapinha do local com todas as áreas de exposição, salas de exibição dos filmes e auditórios [esse ano tem até uma lodjinha da Uniqlo].

Como sempre, um dia lindo por aqui

Postado por Fabiano Coura em 20/06/09 as 13h17

 

Update: e a semana promete...

IMG_0280

De onde vem os leões?

Postado por Fabiano Coura em 20/06/09 as 13h05

De onde vem os leões?, originally uploaded by Fabiano Coura.

Você sabe de onde vem o ícone do "leão"? Eu explico. Acabei de ver um timeline bacaninha que veio no meio da tranquerada da bolsa do festival que conta essa história. Na real o primeiro festival de advertising rolou em Veneza em 1954 (com apenas 184 inscrições, divididos nas categorias cinema e TV). Foi lá que os organizadores buscaram a inspiração para os troféus: nos Leões da Piazza San Marco.

Vamos pegar leve, vamos?

Postado por Fabiano Coura em 20/06/09 as 12h53

Welcome2009

Tem gente que mal desembarcou e já está descendo a lenha no Festival [calma gente, porque o Cannes Debate é só na sexta-feira]. To falando de um monte de chatos falando besteiras e se antecipando demais para tentar parecer moderninho. É um tal de anunciar a morte disso e daquilo, de falar que não tem mais nada para se fazer aqui, que é sempre mais do mesmo, que só tem gente aqui querendo aparecer... blábláblá. Na real, um monte de opiniões pretensiosas vazias e sem fundamentos. Ignore os chatos. Esse festival é DUCA. Temos aqui o resultado de um ano de trabalho criativo da nossa indústria, repleto de experimentações e caminhos [que estão sendo testados], temos muita gente inteligente e visionária que vai expor suas idéias e opiniões ao longo da semana, com o Steve Ballmer (MS), o David Droga (Droga5), o BizStone (Twitter), o Jimmy Maymann ( GoViral), o Paul Woolmington (Naked), o Nigel Morris (fundador da Isobar), o Bob Greenberg (R/GA), o David Plouffe (manager da campanha do Obama), e tantos outros que são difíceis de não se admirar. Tem dúvida que esses caras sabem o que estão falando [fazendo]? Como em todo festival, obviamente aqui tem sim muito lixo. Como em todo festival, estamos sim embarcados na onda da “indústria do reconhecimento”, com um monte de gente que vem prá cá pela badalação e pelos leões. Mas e daí? Vamos todo mundo junto tentar separar o joio do trigo, tentar analisar o que de fato trás novas implicações para nossa indústria, ver e discutir os diferentes pontos de vista dessa gente toda, prestigiar o exercício criativo de um ano em que a crise nos obrigou a fazer mais por menos.  Então o recado é: tente extrair do montão de coisas que você vai ser pipocando por aí ao longo dessa semana, coisas que sejam realmente úteis para o SEU dia-a-dia ficar mais gostoso, mais inteligente, mais cheio de idéias de resultado. E não acredite nessas bobagens. Se você ainda não teve a oportunidade de vir para o festival, torço muito para que você possa ter essa chance. Livre de qualquer preconceito e com a mesma “pegada” que tem a turma do “come-quieto”.

Cannes Lions 2009 vem aí...

Postado por Fabiano Coura em 25/05/09 as 01h46

Ignite

Nota solta aqui só para avisar que daqui um mês começa o Festival de Cannes. Como nos anos anteriores (2007 aqui e 2008 aqui), estarei blogando e twitando as coisas mais bacanas que eu ver por lá. Pra acompanhar é só assinar o RSS aqui ou aproveitar para me seguir no Twitter por aqui.

Além das tradicionais premiações e dos milhares de cases, o evento esse ano terá mais de 50 speakers, incluindo o Kofi Annan, David Plouffe - o Manager da campanha do Obama, Martin Sorrel, Maurice Levy, Eric Schmidt e o doido do Steve Ballmer. Não vai faltar conteúdo durante essa semana. Aliás, essa é uma época do ano que eu r-e-a-l-m-e-n-t-e blogo :)

Never hide | Super chameleon

Postado por Fabiano Coura em 22/04/09 as 11h23

A Ray-ban segue forte com a sua estratégia de criar pequenos e divertidos curtas e distribuí-los pela web. Até quando marcas vão se beneficiar dessa estética de "filme feito em casa" eu não sei, mas até lá vamos nos divertindo com a sequencia da Cutwater, de SF.

Sprint | Now network

Postado por Fabiano Coura em 21/04/09 as 23h50

Now: um território ambicioso e muito amplo, mas que esta sendo belissimamente explorado pela Sprint. Depois do filme [para engenheiro e publicitário nenhum botar defeito] dê uma passada no curioso http://now.sprint.com/widget/.

Visa Australia: Evolution

Postado por Fabiano Coura em 21/04/09 as 23h45

Ótima e curiosa perspectiva [e óbvia]

Na web um fenômeno pode acabar em piz... ou melhor, pão

Postado por Fabiano Coura em 08/04/09 as 22h42

O que eu acho muito doido hoje em dia é que muita coisa ainda surge "do nada" e, mesmo sem que a maior parte das pessoas entenda sua utilidade, se transformam em fenômenos. Foi assim com o Orkut e agora com o Twitter - que marcou fortíssima presença na mídia durante esses últimos 30 dias. Digo isso, pois me lembro perfeitamente o quão lesado eu fui diante do Orkut na primeira vez que entrei lá, logo depois de receber um convite de um amigo geek que na ocasião morava fora do país. Não percebi absolutamente nenhuma relevância naquilo [o que me conforta é lembrar também que muito amigo meu passou pela mesma situação quando eu enviava para eles o escasso convitinho].  Poucos meses se passaram e o negócio virou a febre que todo mundo lembra e daí você já conhece a estória toda.

Ou seja, vai ser sempre assim: passado o período de excitação comandado pela galera mais “antenada” o negócio vai ficando mais divertido na medida que as pessoas vão aprendendo juntas como melhor usar e tal. No caso do Twitter acho que esse momento ainda não chegou, pois a cada dia vejo novas aplicações serem inventadas e novas idéias surgirem pelo potencial da ferramenta que fazem pensar que nem os donos do negócio ainda sabem exatamente para onde eles estão indo. Isso é muito legal. É como se estivéssemos participando ativamente do processo de dar um shape para o negócio dos caras, mesmo sem querer. O “online” não está só na plataforma que sustenta o negócio, mas na postura de gestão que os caras empreendem, e que toda empresa que se diz esperta deveria empreender [aliás, escutar e se moldar pelos clientes não é nada moderno hoje em dia, é condição de sobrevivência em muitos mercados]. Anyway, tudo isso começou com a história da padaria que avisa os clientes pelo Twitter toda vez que sai uma fornada – da Poke London.

Slow Blogging

Postado por Fabiano Coura em 05/02/09 as 21h35

Esse artigo é de novembro do ano passado, mas essa reflexão é sempre atual. Nossa crescente demanda por tempo, pela qualidade do uso do nosso tempo. Nossa crescente raiva de tudo o que nos rouba o tempo (ah, o maldito e viciante push mail). E até o desespero que o desperdício dele nos causa. E tudo isso só vai piorar. Essa é a única e [sorry] pessimista certeza. E é o tipo de coisa que a gente só pensa quando sobra tempo.

Tempo

O presente anual da Contagious

Postado por Fabiano Coura em 16/01/09 as 00h23

Uma das formas de se prever o futuro é espiar o passado (estatísticos que o digam). Nesse sentido, esse material da Contagious é sempre muito inspirador: uma coleção de grandes idéias que vimos, ouvimos, jogamos e sentimos em 2008, em diversas categorias. Vale rever uma por uma, e até descobrir algumas que atravessaram o radar despercebidas. Pegue aqui.

Contagious

2oo9 vai ser (no mínimo) muito divertido!

Postado por Fabiano Coura em 23/12/08 as 15h23

Para esse ano louco que se inicia (e que provavelmente será repleto de adversidades - e grandes oportunidades) o que eu mais desejo a todos vocês é muita saúde, paciência e bom humor! Com tudo isso vai dar para se divertir bastante. Tenho certeza. E isso é só o que eu preciso também para continuar por aqui compartilhando com vocês as boas e divertidas idéias que virão por aí. Boas festas e muitas felicidades a todos.

Por favor, você poderia ir direto ao ponto?

Postado por Fabiano Coura em 25/09/08 as 10h20

Já disse que eu adoro os filmes da Commoncraft. Gosto muito da estética, mas gosto muito mais da forma simples com que conseguem resumir coisas complicadas de se explicar de uma forma envolvente. Gosto da capacidade deles de atachar estórias em coisas chatas. Gosto também porque cada vez que vejo um trabalho deles, eles me colocam para refletir sobre a quantidade de tempo que eu as vezes dedico para produzir explicações complexas e distantes da realidade de meus clientes, e sobre o fato de que na maioria das vezes esse tipo de trabalho nem é tão valorizado assim (por mais importante que seja). [você já ouviu aquela estória do planejador que fez uma apresentação de 30 chats porque não teve tempo de fazer uma apresentação com 3 charts]. É isso mesmo. Com essa complexidade crescente que nos cerca, a capacidade de nós criativos e planejadores em contar histórias para nossos próprios clientes para vender nossos projetos, e a nossa capacidade de síntese, de simplificar coisas complexas, será cada vez mais importante (e valorizada). Nesse sentido, vale a referência.

Esse é para te deixar nervoso

Postado por Fabiano Coura em 23/09/08 as 18h58

Sempre quando eu mostro alguma coisa incrivelmente tecnológica para meu pai, ele me manda o seu bom e velho comentário de assombro: "esse povo não tem mais o que inventar". Os últimos assombros vieram com o Google Street View, com o iPhone, com o Photosynth e, mais recentemente, com o Qik. O que me intriga é que está ficando cada vez mais difícil obter esse tipo de reação das pessoas, pois acho que estamos ficando acostumados a ver coisas "incríveis" desse tipo por aí com mais frequência (especialmente quando acompanhamos o Gizmodo diariamente) - é como se já não houvesse mais nenhuma grande novidade em ser abordado por holografias pelas ruas. E o que me intriga mais ainda é que eu acabei de ficar assombrado por um treco altamente tecnológico, mas que não está ligado a uma tomada, nem hospedado em um servidor e nem funciona com uma bateria de lithium. Só queria dividir esse assombro com vocês, especialmente com os viciados em Rubiks :)

BlogDay 2008

Postado por Fabiano Coura em 31/08/08 as 15h44

Blogday2008

O BlogDay (31/08) foi criado para que todos os blogueiros tenham um dia dedicado a explorar e conhecer novos blogs. Nesse dia pessoas de todo mundo recomendam 5 novos blogs aos seus visitantes. Aí estão as minhas dicas:

1. Soap Weekly

2. Logic+Emotion

3. Knitware Blog

4. House of Naked

5. Graffiti Research Lab

Não me diga que isso já aconteceu com você!

Postado por Fabiano Coura em 25/07/08 as 12h26

Insights nas novas formas de se "enxergar" a web

Postado por Fabiano Coura em 10/07/08 as 11h44

Estamos mergulhados em um excesso de conteúdo absurdo e crescente que cria uma grande necessidade de inovação nas formas que temos hoje para encontrar e visualizar informações. Imagens, textos e conteúdos multimídia estão por toda parte, organizados de diferentes formas e perspectivas. Não é o Google que te diz o que é mais relevante? Sim. De acordo com seus próprios algoritmos e sem levar em conta necessidades individuais. É meio óbvio esse pensamento, mas acho que vale pelo menos como um alerta: acompanhe os trabalhos do MIT Lab e de outros institutos que também pesquisam usabilidade e visualização. Não ignore mais aquele sitezinho que usa uma API do Flickr para demonstrar uma forma diferente de apresentar suas fotos. Por trás desses experimentos se escondem fortes insights. Tenha os seus.

Aproveite para conhecer o Picsviewr, que apresenta inúmeras interfaces para apresentação de imagens:

Picsviewr

Ainda sobre esse assunto, o Wordle transforma em nuvens todo e qualquer conteúdo que você quiser. Abaixo está o Manifesto do Engajamento nesse formato:

Cloud

Primeiro mundo

Postado por Fabiano Coura em 21/06/08 as 10h25


iFlickr, originally uploaded by Fabiano Coura.

Para o bem ou para o mal, aqui você esta conectado 100% do tempo.

Últimas palestras do Festival

Postado por Fabiano Coura em 21/06/08 as 09h06

Ultimaspalestras

Estou agora na palestra da Apple. Aproveitando o finalzinho do evento.

Razorfish | Design Brands Experiences

Postado por Fabiano Coura em 21/06/08 as 08h36

"Advertising é o preço que uma empresa paga por não ser original. Experiences market itself"

Joe Crump, CEO Avenue A Razorfish

The Memory Project

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 22h09

Dentre alguns projetos e experimentos que eu descobri aqui no Festival, queria destacar o Memory Project, patrocinado pela O2. Trata-se de uma instalação itinerante (já rodou por várias cidades pelo mundo afora) que foi criada para celebrar a mídia digital e sua capacidade de eternizar os momentos em fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo que serão a herança das futuras gerações. A instalação conta com diversas câmeras que fazem uma panorâmica de 360 graus a cada minuto e armazena tudinho. Poucos segundos antes da giringonça começar a fotografar (uma foto a cada X graus por centésimos de segundo) ela avisa a galera que está em volta para que as pessoas possam fazer suas poses. No site dá para ver as fotos armazenadas.

Memoryproject

O que você faria em 15 minutos?

Postado por Fabiano Coura em 19/06/08 as 15h53

15minutos

Se você tivesse 15 minutod do seu tempo livre, que atividade você gostaria de fazer? Na correria de Cannes juto que eu tomava uma cerveja. (Base: jovens americanos com idade entre 14 a 29 anos)

New Directors' Showcase

Postado por Fabiano Coura em 19/06/08 as 10h26

Fuerzabruta

A abertura foi com a produção off Broadway argentina Fuerzabruta (vindo as Saatchi & Saatchi, eu estava esperando algo mais novo) e na seqüência rolou a esperada (e concorrida) lista de filmes. Logo abaixo você vê os nomes dos caras, caso queira conhecer os trabalhos antes da Saatchi & Saatchi publicar o vídeo da apresentação. Já encontrei o curta “Los Pecadores”, do Pablo Polledri (Maniac Planet) e o “Lapsus” do Juan Pablo Zaramella (JPZ Studio).

  • Romain Gravas
  • Harold Heinstein
  • Encyclopedia Picture (Bjork)
  • Scott Lyon (Golf)
  • Joey Garfield
  • Pablo Polledri (Los Pecadores)
  • Benzo Theodore (Never Hide)
  • Blu (Live Grafitte)
  • Clay Weyner (Dude)
  • Johmny Kelly (Pocrastination)
  • Luiz Adriano (Smoking kills more)
  • Roel Wolters (ZZZ Grip)
  • Joe Bartenhagen (No more abandoned cars)
  • Juan Cabral (Cadbury Gorilla)
  • Nima Noutizadeth
  • Juan Pable Zaramella (Lapsus)
  • Keith Schofield (Exposed)
  • Jonathans Hopkins
  • Vincent Moon


Redbull | Need a Refuel?

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 21h22


Redbull, originally uploaded by Fabiano Coura.

Simpática essa ação da Redbull, distribuindo vários energéticos para reativar os neurônios cansados do pessoal aqui, mas mais legal ainda o "PDV" que eles desenvolveram, no formato de uma bomba de combustível.

Update: Fui categorizar o post e me lembrei dessa outra execução aí embaixo da Diesel, que vi funcionando em NY. O produto é tão desejado que para pegar um sampling você tem que ser bom.

Diesel

Dicionário de Cannes: Digital Eavesdropping

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 21h17

Eavesdrop = o trabalho que um espião faz para descobrir coisas sobre algo ou alguém. Estamos sendo legalmente vigiados digitalmente, não importa se você está no escritório ou em sua casa. Nossas conversas digitais estão sendo ouvidas, interpretadas e analisadas por aí... Alguns institutos de pesquisa já fazem isso, desenvolvendo modelos estatísticos diversos para avaliar a performance de marcas no canal boca-a-boca.

Obama em Cannes | Yes, WE CANnes!

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 21h10

Obamaemcannes_2

A maior celebridade já criada pelas mídias sociais: Barack Obama. Esse é o cara que realmente entende novas mídias e sabe como usá-las. Por que? Em apenas 18 meses um nome que nem mesmo existia se transformou em uma das marcas mais famosas dos EUA. Na sua campanha seu time usou e abusou de todas as plataformas digitais que você pode imaginar, trabalhando desde corrente por e-mail, canal exclusivo no YouTube (mas isso até a Rainha da Inglaterra fez), relacionamento com bloggers, widgets, construção de comunidades em várias redes sociais e projetos de marketing específicos para incentivar as conversas entre seus eleitores e não eleitores. Seu nome foi citado em 2 palestras so far.

Planners já são 5% da audiência de Cannes

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 21h01

Como eu disse em algum post do passado, o Festival de Cannes está virando na verdade um grande congresso de marketing e comunicação. As palestras estão ganhando cada vez mais audiência e o perfil do público do evento vem se diversificando. O número de PLANNERS já é maior do que o de VENDEDORES! Que notícia boa! Confira abaixo a atual divisão de cabeças.

Quemvempracannes

Após 18% do long list de titanium concluído...

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 20h45

Assisti o total de 74 cases de titanium e integrated nesses 3 últimos dias, uma overdose de informação como há muito tempo eu não tinha, pois os cases são muito complexos e exigem muita atenção para você poder avaliar e entender tudo o que está por trás do projeto e tal. Pelo "planejamento" que fiz para os próximos dias, acho que só consigo voltar para essa sala de exibição para ver o short list, no sábado pela manhã. Tenho a sensação de que não vamos ver nada realmente novo na premiação da categoria desse ano, não vamos ver nada com o mesmo impacto dos cases que tivemos nos anos anteriores. Ví muitas idéias boas - várias delas amparadas pela participação do consumidor, seja como protagonista ou até como desenvolvedor de produtos - e pouquíssimas fórmulas novas... muitos cases são extremamente parecidos e ainda exploram novas mídias com modelos antigos. Espero estar errado, pois não consegui ver os 88% restantes do rolo... Vamos descobrir na quinta-feira a noite.

A novidade desse ano sao as Master Classes

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 09h18

A novidade desse ano sao as Master Classes
Hoje foi o Paul Woolmington da Naked e na quinta-feira tem o David Droga, da Droga 5 e o Ale Gama, da Neogama/BBH.

Para refletir...

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 06h23

O Google não é mais um website de busca. É um sistema de gerenciamento de reputação.
Paul Woolmington, da Naked

De bandeja: todas as peças de Cyber

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 20h59

Todas as inscrições e o link para ver somente a seleção do shortlist estão aqui. Enjoy it.

Frases do dia

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 20h35

Definitivamente a comunicação deixou de ser linear. Essa é a web! (apontando para um emaranhado que representava a rede de internet no mundo)
Jen Leth, Vice Chairman Digital da Ogilvy

Não ignorem o poder e o potencial das redes sociais. Não fiquem presos aos modelos tradicionais para planejar como envolver as pessoas.
Jay Stevens, VP Sales & Operations, MySpace

Free Prize: Book "Think Digital", da Wunderman

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h56

Thinkdigital

Esse blog é mesmo uma mãe. Tá aqui para você baixar agora o PDF do livro Think Digital da Wunderman. A palestra deles vai ser amanhã... vou tentar passar por lá e depois conto para vocês minhas impressões. A polêmica já está escancarada logo na primeira página do livro (clique para ampliar). Desde 2005 o CEO Daniel Morel vem adquirindo um monte de agências digitais e empresas de tecnologia para o grupo e está trabalhando duro para garantir uma percepção "digital" para a Wunderman.

Wundermanbook

Interactive Kiosk

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h13


Interactive Kiosk, originally uploaded by Fabiano Coura.

Amanhã as 9h sai o shorlist de Cyber, mas já dá para mergulhar em todas as peças aqui no Interactive Kiosk desde ontem. Muita coisa bacana. Muita.

Shackleton | Agência do ano em Direct

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h12


Agência do ano em Direct, originally uploaded by Fabiano Coura.

De novo a Shackleton levou o prêmio de agência do ano em Direct. O engraçado (e talvez inédito) é que eles não levaram nenhum ouro. A proeza veio com pratas e bronzes, uma surpresa para os espanhóis também.

Briga pela atenção

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h05


Ação da Wunderman, originally uploaded by Fabiano Coura.

As empresas que compram espaços para realizar seminários durante o festival fazem de tudo para lotar o Debussy... Cadeira vazia é dinheiro no lixo. Nesse exemplo, a Wunderman montou uma sorveteria no cantinho em frente ao Palais.

Social Media Timetable

Postado por Fabiano Coura em 15/06/08 as 15h08


Social Media Timetable, originally uploaded by Fabiano Coura.

Quer embarcar nas novidades da Internet e nas mídias sociais? Confira o timetable abaixo para não pegar o trem errado (cortesia da GoViral).

Dicionário de Cannes: CGA

Postado por Fabiano Coura em 15/06/08 as 15h06

Trabalhamos em uma indústria que adora criar termos e nomes para tudo o que surge por aí. Se não pode com eles, junte-se a eles. Saí inspirado da palestra da GoViral e resolvi arriscar... fiquei pensando que talvez o futuro do CGC (Consumer Generated Content) seja o CGA (Consumer Generated Applications). É só ver o sucesso dos aplicativos do Facebook e de serviços como o Popfly (da Microsoft), que entre outras coisas é um excelente editor de mashups, extremamente visual, simples e útil. Deixa as pessoas irem descobrindo isso, deixa...

Coldplay | Antes só na Internet

Postado por Fabiano Coura em 09/06/08 as 00h34

Coldplay

O novo álbum do Coldplay “Viva La Vida or Death And All His Friends” será lançado somente no próximo dia 16 de junho, mas você já pode ouví-lo integralmente no MySpace desde sexta-feira da semana passada. Curiosamente a terceira música se chama “Lost” e bem que poderia ser um merecido recado para essa indústria desorientada, atrasada e arrogante. Escute agora mesmo aqui (você deve se logar no MySpace).

© 2010 Fabiano Coura | Todos os direitos reservados | No ar desde outubro de 2006