Filmes

Portifólio da EA Games e oportunidades para marcas

Postado por Fabiano Coura em 21/06/10 as 21h43

Assista o vídeo abaixo e veja a quantidade enorme de espaços para marcas que são apresentadas nesse compilado de jogos da Electronic Arts... Juntamente com o aumento dos investimentos nos games, vem também o incremento da imersão, da qualidade de produção e do engajamento que a estória desses games são capazes de obter de seus jogadores. Pela pesquisa apresentada pela EA durante o seminário deles, 1 a cada 4 dólares gastos com entretenimento nos EUA já é destinado a games. By the way, o jogo Call of Duty Modern Warfare 2 quando foi lançado no ano passado arrecadou 400 milhões em um dia, enquanto o Avatar abocanhou 230 milhões durante o primeiro final de semana de exibição. O movimento atual é enorme [e infelizmente ainda invisível no Brasil] e todos os números ainda apontam para um crescimento exponencial. Ouvi que em breve teremos o lançamento da plataforma do XBOX360 no Brasil... Espero ansiosamente para ver se dessa vez a bola entra e aí lá vamos nós mais uma vez repensar sobre a distribuição dos pedaços da pizza entre os canais.

Hyundai | Mensagem de esperança do Nick Vujicic

Postado por Fabiano Coura em 21/06/10 as 21h18

Emoção + storytelling nesse branded content com mais de 2,4 milhões de views no YouTube. A mensagem final não poderia ser mais relevante, tanto para o momento da copa, quanto para o momento de nosso mercado: "Failure is not important. How you overcome it is."

New Director's Showcase | Os + aplaudidos

Postado por Fabiano Coura em 25/06/09 as 20h43

Esse é sem dúvida um dos seminários mais esperados por muitos aqui em Cannes. Não é a toa que ele é realizado no maior de todos os auditórios, o mesmo em que são realizadas as premiações. 30 minutos antes do horário de início, uma grande fila já se formava dentro do Palais para a abertura do auditório. Em um trabalho colaborativo, profissionais de todo mundo da Saatchi & Saatchi fazem uma curadoria dos trabalhos mais interessantes dos últimos 12 meses, apontando novos talentos em direção de filmes. Abaixo selecionei alguns dos que eu achei mais bacanas, e que também foram os mais aplaudidos. Invista uns minutos aqui, pois vale a pena.

Never hide | Super chameleon

Postado por Fabiano Coura em 22/04/09 as 11h23

A Ray-ban segue forte com a sua estratégia de criar pequenos e divertidos curtas e distribuí-los pela web. Até quando marcas vão se beneficiar dessa estética de "filme feito em casa" eu não sei, mas até lá vamos nos divertindo com a sequencia da Cutwater, de SF.

Sprint | Now network

Postado por Fabiano Coura em 21/04/09 as 23h50

Now: um território ambicioso e muito amplo, mas que esta sendo belissimamente explorado pela Sprint. Depois do filme [para engenheiro e publicitário nenhum botar defeito] dê uma passada no curioso http://now.sprint.com/widget/.

Visa Australia: Evolution

Postado por Fabiano Coura em 21/04/09 as 23h45

Ótima e curiosa perspectiva [e óbvia]

Super Bowl 2009

Postado por Fabiano Coura em 03/02/09 as 18h22

Superbowl2009

Não dava pra deixar passar em branco. Também não deu pra não compartilhar esse site com vocês. Sensacional. Além do conteúdo - divertidíssimo - você pode ver os 52 vídeos acompanhando como foram as reações de 288 pessoas que assistiram aos intervalos ao vivo conectadas no people meter. Pra variar, Doritos rocks [com uma bola de cristal que todo mundo queria ter].

Get it On. Putz. Genial.

Postado por Fabiano Coura em 16/01/09 as 00h37

Simples. Gênio. Óbvia [agora né malandro]. Não sei vocês, mas eu adoro sentir essa sensação de que há mais um montão de idéias tão geniais assim, bem embaixo dos nossos narizes, esperando pra serem encontradas. Inevitável. O tipo de coisa que me motiva muito nessa profissão.

Inspiration, anyone?

Postado por Fabiano Coura em 01/08/08 as 19h33

Essa é a continuidade para o "Divorcio da Propaganda com o Consumidor", vídeo que circulou pela web no ano passado, criticando a forma como muitas agências ainda subestimam os consumidores.

Não me diga que isso já aconteceu com você!

Postado por Fabiano Coura em 25/07/08 as 12h26

Outro candidato: No blinking woman

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 15h50

Esse é um segundo filme forte para o GP, também bastante comentado aqui em Cannes. Dá série faça algo diferente e chame a atenção das pessoas. Assista e faça suas apostas.

Será que o Gorilla leva o GP?

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 15h46

Há controversias e muita discussão em torno disso, como já rolou no D&AD... Mas essa é a minha aposta. Não só pela polêmica, mas pela diversão e pelo que eu senti desde a primeira vez que vi esse filme.

New Directors' Showcase

Postado por Fabiano Coura em 19/06/08 as 10h26

Fuerzabruta

A abertura foi com a produção off Broadway argentina Fuerzabruta (vindo as Saatchi & Saatchi, eu estava esperando algo mais novo) e na seqüência rolou a esperada (e concorrida) lista de filmes. Logo abaixo você vê os nomes dos caras, caso queira conhecer os trabalhos antes da Saatchi & Saatchi publicar o vídeo da apresentação. Já encontrei o curta “Los Pecadores”, do Pablo Polledri (Maniac Planet) e o “Lapsus” do Juan Pablo Zaramella (JPZ Studio).

  • Romain Gravas
  • Harold Heinstein
  • Encyclopedia Picture (Bjork)
  • Scott Lyon (Golf)
  • Joey Garfield
  • Pablo Polledri (Los Pecadores)
  • Benzo Theodore (Never Hide)
  • Blu (Live Grafitte)
  • Clay Weyner (Dude)
  • Johmny Kelly (Pocrastination)
  • Luiz Adriano (Smoking kills more)
  • Roel Wolters (ZZZ Grip)
  • Joe Bartenhagen (No more abandoned cars)
  • Juan Cabral (Cadbury Gorilla)
  • Nima Noutizadeth
  • Juan Pable Zaramella (Lapsus)
  • Keith Schofield (Exposed)
  • Jonathans Hopkins
  • Vincent Moon


Redbull Air Racing | O primeiro comercial 3D do mundo

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 20h40

Ta aí pessoal... Achei que tinha ficado muito mais tosco do que realmente ficou, porque acabei ficando meio de lado e sentado no chão, pois a sala tava lotada. Estou tolerante. Agora é com vocês para imaginarem a sensação...

   

Tropic Thunder | Vê se aprende a fazer um viral

Postado por Fabiano Coura em 06/06/08 as 23h16

Sensacional.

Nike, por Guy Ritchie

Postado por Fabiano Coura em 01/06/08 as 16h35

Não me lembro de outro comercial da Nike tão legal quanto esse. Experimente e decepção e a glória nos 2 minutos desse belo filme criado pela 72andsunny e dirigido pelo Guy Ritchie, também diretor do “Snatch”, "Jogos, trapaças e dois canos fumegantes" e de um dos curtas do BMW Films.

Axe 3 | Mixable Fragrances = Mixable Women

Postado por Fabiano Coura em 01/06/08 as 15h19

GP Integrated do ano passado em Cannes

O objetivo era encontrar uma inovação de produto que fosse capaz de ampliar o consumo e incentivar a compra das variantes. A Unilever e a Vega Olmos Ponce chegaram a idéia “AXE 3”, que nada mais era do que um pack contendo 2 diferentes produtos, sob o conceito: misture 2 perfumes e obtenha um terceiro. Essa idéia se desdobrou em um conceito criativo alinhado ao território da marca: mixable Axe fragrances would give guys mixable women.

O vídeo abaixo resume todo o case e mostra todas as execuções que engajaram os consumidores com a idéia, inclusive o filme principal “Crashes”, que entrega perfeitamente o conceito.

Em termos de negócios, o incentivo ao uso dos 2 sprays ao mesmo tempo aumentou o consumo do produto em 35% e reduziu o tempo entre uma compra e outra em 10 dias.

Audi RS6 | Desempenho de todas as partes

Postado por Fabiano Coura em 31/05/08 as 16h14

Nesse filme da BBH para promover o novo Audi RS6, ginastas húngaros representam o funcionamento e a performance de várias partes do carro, reforçando a precisão, força, agilidade e o perfeito funcionamento de cada uma das peças do veículo (faróis, pistões, turbo e bloco do motor).

O spot é um presente para os espectadores, que muito mais do que uma propaganda, assistem uma bela demonstração de arte e beleza, já que o carro só é anunciado nos últimos 3 segundos do filme.

O site também está bem bonito e apresenta um amplo conteúdo extra sobre o carro e sobre a campanha. Vale conhecer e assistir o vídeo de 2 minutos do making of.

Samsung G800 | How We Met

Postado por Fabiano Coura em 30/05/08 as 21h46

Vejam que bacana esse curta da Samsung para divulgar seu modelo G800, cuja principal feature é um zoom ótico de 3x, coisa rara em celulares. A produção consumiu 4 dias, 10 canetas e 16 pacotes de lenços para limpeza de maquiagem... O stop motion foi montado com 1622 fotos e já tem 8,3 milhões de views. O site só conta um pouquinho da produção e leva o usuário para a página do produto, onde tem um viralzinho tosquinho, mas que fecha o ciclo cadastrando possíveis interessados.

Social Media in Plain English

Postado por Fabiano Coura em 30/05/08 as 20h57

Mais um da Common Craft... Nesse eles se superaram.

Carro-Bolo

Postado por Fabiano Coura em 12/05/08 as 15h56

Belo filme para o Fabia da Skoda, pra aumentar o apetite da semana.

Mais um filme legal cheio de Flip books

Postado por Fabiano Coura em 18/04/08 as 16h57

Caríssimos, esse post serve só para fecharmos essa semana pré-feriado com muito bom humor. Parabéns para os caras do Kraak & Smaak pelo belíssimo vídeo e bom feriado procês.

Burger King Whopper Freakout

Postado por Fabiano Coura em 15/04/08 as 12h35

No embalo do Mandamento #6 que acabei de publicar, seque um mini-documentário criado pela Crispin Porter + Bogusky para esquentar a briga entre o Burger King e o McDonnalds. Resumindo - para quem não tiver tempo para assistir - eles tiraram o Whopper do cardápio durante um dia em uma loja específica e filmaram as mais diversas e divertidas reaçoes dos clientes com câmera escondida. No segundo dia eles resolveram substituir o Whopper pelo Big Mac e criaram situações ainda mais engraçadas! Vejam que a polêmica é praticamente "dada de presente" para os consumidores discutirem e disseminarem a vontade (tem até o código embed para que as pessoas possam portar o conteúdo mais facilmente).

Banco do Planeta

Postado por Fabiano Coura em 22/03/08 as 15h34

O Bradesco é o banco privado que mais investe em ações de responsabilidade socioambiental no país, e o vem fazendo há mais de 50 anos. Esse fato, porém, não é percebido de maneira tão evidente pelo público em função de dois fatores: (1) o Bradesco, por julgar que antes de falar é preciso fazer, sempre foi muito reservado em respeito à divulgação de suas iniciativas na área de RSA. Um exemplo disso é o fato de que a campanha publicitária assinada pelo Bradesco para divulgar sua atuação social se deu apenas em 2006, em função da celebração do cinqüentenário da Fundação Bradesco; e (2) porque todas as diversas iniciativas empreendidas pelo banco na área eram até então feitas de maneira pulverizada por diferentes áreas da organização, o que não gerava a devida percepção sobre a profundidade do envolvimento do Bradesco com o tema.

Diante dessa constatação, a Neogama idealizou o Banco do Planeta: um novo posicionamento dentro do Bradesco que tratará o planeta como seu cliente prioritário, o relacionamento dos clientes com o meio ambiente, e no qual as ações são as que ajudem no combate ao aquecimento global. A criação do Banco do Planeta vem justamente dar foco e ampliar a vocação do Bradesco em empreender iniciativas que levem em conta de maneira ampla e efetiva os princípios da sustentabilidade ambiental. Como ele funciona? O Banco do Planeta é um banco dentro do próprio Bradesco, com produtos,  serviços e projetos totalmente relacionados às questões de RSA, e com profissionais totalmente focados para este fim.

Adicionado em 27/04/2008:

Ingredientes (básicos) para um hit na Web

Postado por Fabiano Coura em 17/03/08 as 15h58

Música + criança + uma produção caseira + YouTube = 2,6 milhões de views so far. O bacana da web é essa democracia toda mesmo...

Mundo 2.0: Join the conversation

Postado por Fabiano Coura em 17/03/08 as 15h44

Brincando com o cross-content do YouTube as vezes você pode encontrar conteúdos bem bacanas... Esse  filme - entitulado "Shift Happens" - tenta engajar as pessoas com números e perspectivas que pintam um futuro próximo. Vale a pena ver o vídeo e depois entrar no wiki do projeto para acompanhar o residual e até participar das discussões.

Saindo do forno: Twitter in Plain English

Postado por Fabiano Coura em 06/03/08 as 11h11

Adoro os filmes da CommonCraft. Se você é first adopter das novidades que surgem a cada dia na Internet, seus amigos devem ficar sempre te pedindo para explicar como isso ou aquilo funciona... Faça como eu, indique para eles os videozinhos da CommonCraft. Sempre tem coisa nova por lá, então se inscreva para receber os updates do canal (o usuário é o leelefever) e ajude a tornar o mundo mais geek :)

Renault Sandero: Quer vender?

Postado por Fabiano Coura em 26/02/08 as 12h23

Mais uma doidera oriental...

Postado por Fabiano Coura em 07/01/08 as 15h07

Quem não se lembra daquele ping-pong "matrix" que circulou por toda web no passado? Na Internet vai ser cada vez mais assim... conteúdo bacana terá sempre seu espaço, garantirá a atenção das pessoas e exercerá seu absoluto poder em reverberar. Espero que gostem :)

Um ano de guerrilhas

Postado por Fabiano Coura em 03/01/08 as 11h29

Muito bacana esse compilado que o Bloguerrilla fez com as execuções mais inusitadas que rolaram (para o bem ou para o mal) durante o último ano.

Faça mais em 2008

Postado por Fabiano Coura em 03/01/08 as 11h12

FeLiz 2oo8!

Postado por Fabiano Coura em 19/12/07 as 16h58

Pessoal, antes de mais nada, obrigado pelos acessos, comentários, dicas, elogios, contribuições e paciência, durante o enorme período de inatividade do blog nesse finalzinho de ano. 2007 foi um ano marcado por intensidade, mudanças, realizações e muito aprendizado... Página virada, seguimos em 2008 esperando muito mais... mais desafios, mais concorrências, mais idéias bacanas, mais posts, mais consciência e mais TEMPO para que todos possam se dedicar a tudo aquilo que valorizam e acreditam.

Keep Walking! Que seu 2008 seja ainda muito mais Completo e cheio de realizações - Não se esqueçam: o Mundo é de quem faz!

Adidas: Unidos pelo sangue (literalmente)

Postado por Fabiano Coura em 05/10/07 as 19h00

Adidasbondedbyblood

O briefing foi “simples”: encontrar uma grande idéia para refletir a forte ligação entre o sangrento time de rugby neozelandês “All Blacks” e seus fãs, tendo a marca como protagonista dessa mensagem emocional.

Aproveitando a oportunidade, a agência não somente desenvolveu uma campanha para isso, como também criou um gimmick promocional único, que gerou um enorme incremento de tráfego nas lojas: um pôster impresso com uma tinta especial que continha o sangue de cada um dos jogadores do time em sua fórmula.

Sucesso promocional absoluto, os 8.000 posters se esgotaram rapidamente e ainda hoje podem ser encontrados a venda em sites como o eBay (veja aqui).

SHOWiG: Primeiro programa colaborativo do iG

Postado por Fabiano Coura em 04/10/07 as 18h57

O iG, primeiro portal brasileiro a estimular o protagonismo – expresso no conceito “O Mundo é de quem faz” – apresenta na semana que vem o primeiro programa do “SHOWiG”. Trata-se de uma programação de variedades produzida a partir de conteúdo enviado por internautas.

O projeto – desenvolvido pela Neogama/BBH e pela O2 – também inclui o Concurso Cultural Curtas SHOWiG, cujo prêmio será a produção de um curta-metragem pelo Fernando Meirelles.

A programação do “SHOWiG” é estruturada na forma de uma grade televisiva que semanalmente levará ao ar cinco programas– SHOWiG News, Diário da Bianca, Coisas para Saber, Fim de Festa, e a seleção “Melhores da Semana”. Com 3 minutos de duração, os programas irão para o ar de segunda a domingo, às 15h00, durante cinco semanas.

Acompanhe o projeto aqui e veja o filme de lançamento abaixo.

YouTube

Arnet: Todos por un pelo

Postado por Fabiano Coura em 13/09/07 as 14h54

Essa é uma campanha típica de story-telling que mescla perfeitamente a utilização de canais de massa para envolver uma grande audiência e canais dirigidos para incentivar a disseminação e o compartilhamento da estória.

A estória é a seguinte: o Juan Manuel Fraga, um careca infeliz com sua condição, fechou um contrato inédito com a empresa argentina Arnet de telecomunicações. No acordo, Juan ganharia o implante de um único fio de cabelo para cada novo cliente que ele recrutasse para o serviço de banda larga da empresa. Mesmo sabendo da fantasia toda da ação, as pessoas se identificaram com a causa e transformaram essa estória em assunto nacional.

O engajamento foi conquistado através de uma seqüência de comerciais de resposta direta engraçadíssimos que iam contando a evolução das conquistas do rapaz. Além dos filmes principais que estão abaixo, tem também o blog aqui, o vídeo de homenagem aos carecas que o ajudaram na sua missão aqui e o vídeo final de agradecimento aqui,

Desenvolvida pela Santo (uma agência Argentina), a campanha levou prata em Cannes sob vaias, pois todos esperavam um ouro.

1o. Filme: Participem! Comprem e me ajudem!

2o. Filme: Vamos lá pessoal, está dando certo!

3o. Filme:  Posso fazer uma propaganda de shampoo!

4o. Filme: Estou começando a ficar preocupado...

5o. Filme: Fiz um novo acordo com a Arnet

Apresentação da Neogama/BBH

Postado por Fabiano Coura em 06/09/07 as 14h24

<jabá> O que é preciso para se montar uma agência no Brasil? Matt Gladstone (head do planejamento aqui da Neogama) produziu um vídeo para ser apresentado no evento em Miami que comemora os 25 anos da rede BBH e explica detalhadamente todos ingredientes necessários. </jabá>

Guaraná Antarctica Alternate reality game (ARG)

Postado por Fabiano Coura em 03/09/07 as 08h17

Você sabe o que é um ARG? Trata-se de um tipo de jogo que mescla situações reais com fictícias, usando meios de comunicação comuns para proporcionar aos participantes uma experiência mais verdadeira e intensa. Em geral são desenvolvidos sobre uma narrativa misteriosa e envolvem seus participantes continuamente para explorarem e participarem ativamente da estória. Por ser

O vídeo abaixo conta o case do projeto "Zona Incerta" desenvolvido pelo Núcleo Jovem da Editora Abril e patrocinado pela AMBEV. Segundo eles, o maior ARG brasileiro até o momento, criando uma experiência de imersão e muita diversão para mais de 70.000 participantes.

Dica da Márcia Aguirre, aqui do planejamento da Neogama/BBH

A saga do vídeo colaborativo do GMail chega ao fim

Postado por Fabiano Coura em 29/08/07 as 17h52

Há uns dois meses o Google convidou seus usuários a imaginarem como um e-mail viajaria pelo mundo até chegar a seu destino (aqui). Cheguei até a comentar sobre essa ação nesse artigo. Para isso, bastava qualquer pessoa efetuar o download de um arquivo com o logo do serviço, imprimí-lo e usá-lo na produção de um pequeno vídeo mostrando uma etapa da "viagem" da mensagem. O resultado foi bem legal: 1.177 pessoas de todas as partes do mundo (aqui) enviaram contribuições para o filme (veja todas aqui), que posteriormente foram usadas para produzir a versão final abaixo.

Filme: Do the Dance

Postado por Fabiano Coura em 24/08/07 as 08h27

Belíssimo clip da produtora francesa Irene 75 (Jonas & François) para coroar essa sexta-feira.

Sprint na onda do Graffiti Digital

Postado por Fabiano Coura em 17/08/07 as 08h17

Utilizando câmeras fotográficas ajustadas para uma exposição prolongada, os artistas do Lichtfaktor formam o grupo que melhor explora e divulga a prática do graffiti digital pela Internet. Ao invés de pincéis, os artistas usam lanternas de diversas cores e formatos para compor seus "quadros", que posteriormente podem ser animados. Pegando carona nos belíssimos (e baratos) efeitos dessa técnica, a Sprint acaba de colocar no ar sua nova campanha institucional, que pode ser conferida no site (aqui) e nos vídeos abaixo.

O filme da campanha:

O making of:

Coca-cola: Happiness Factory, The Movie

Postado por Fabiano Coura em 15/08/07 as 13h07

A saga continua... Depois de conquistar a audiência com o spot "Fábrica da Felicidade" através da mídia paga, a Coca-cola estende a experiência com a campanha oferecendo conteúdos adicionais para serem consumidos na web, gratuitamente. Interessante imaginar que talvez o engajamento conquistado tenha pago os custos de produção, uma vez que essas fases posteriores da campanha não exigiram investimentos em mídia. Só para lembrar: Content is King! Vejam o filme abaixo e aproveitem para assistir novamente o documentário e o filme que deu origem a série.

The Movie

Behind the Scenes

The Spot

Para inspirar a sexta-feira: Guinness

Postado por Fabiano Coura em 10/08/07 as 11h55

Guinness Music Machine: o tipo de idéia que nasce em uma mesa de bar :)

Mais sobre o filme aqui.

Repost: Apresentação da Saatchi & Saatchi em Cannes

Postado por Fabiano Coura em 09/08/07 as 16h53

Sob o tema Gutsy New Directors Showcase (Novos diretores de "raça"), a agência apresentou um rolo de filmes muito inspirador, com material dos quatro cantos do mundo. O conteúdo está online, mas não sei por quanto tempo... Clique na imagem abaixo e veja rápido! Acabei de receber um e-mail com um novo link para a apresentação. Veja aqui.

Saatchi

Parabéns ao Jeep pelo seu 66o. ano de vida

Postado por Fabiano Coura em 06/08/07 as 12h46

Sou apaixonado por Jeeps. Sou apaixonado pelo que eles fazem, pelo que representam e pelo que proporcionam. Agora, depois de ver esse filme, também fiquei apaixonado pela comunicação da marca.

Bradesco trás "Alegria" para o Brasil

Postado por Fabiano Coura em 30/07/07 as 14h58

<jaba> Belíssimo filme da Neogama/BBH para o Bradesco </jaba>

Uma única tomada e o clipe está pronto

Postado por Fabiano Coura em 26/07/07 as 16h24

Realizado pela banda zZz, esse videoclipe dá um show de arte e sincronia. A sacada foi usar um trampolim com ginastas simulando alguns dos mais tradicionais efeitos de vídeo.

Coca-cola Hapiness Factory

Postado por Fabiano Coura em 26/07/07 as 14h31

E a ativação do filme "Fábrica de Alegria" segue forte nesse maravilhoso "extra" desenvolvido para a web.

   

Campanha CONTRA a beleza real

Postado por Fabiano Coura em 22/06/07 as 00h13

Não sei de onde vem, mas essa sátira é de morrer de rir! Para mim esse é o GP dos GPs aqui de Cannes! Thanks GOD our perception is distorced huahuahua

O divórcio da propaganda com o consumidor

Postado por Fabiano Coura em 22/06/07 as 00h08

Produzido pela Microsoft, foi um grande sucesso aqui na Europa e está bombando aqui em Cannes. Ainda tem o blog aqui, pra quem quiser saber um pouco mais.

Filme: Tudo me excita

Postado por Fabiano Coura em 21/06/07 as 23h55

Mais um filme que vale a pena do Directors Showcase da Saatchi & Saatchi.

© 2010 Fabiano Coura | Todos os direitos reservados | No ar desde outubro de 2006