Cannes 2008

Liteart | Meu GP do Future Lions

Postado por Fabiano Coura em 21/06/08 as 12h06

Thebrief

Que projeto legal esse para a marca de lanternas Maglite. Escolhi como o meu preferido na seleção apresentada pelo pessoal da AKQA logo de cara. Tem todos os componentes que eu acredito que um projeto de comunicação moderno deve ter: conteúdo, arte, participação dos consumidores, produto como principal protagonista e uma idéia central forte que, além de permitir vários desdobramentos, é extremamente bloggable. O mais legal: criado por jovens estudantes da Berghs School of Communication, de Stockholm.

Futurelion

Procurei um pouco mais sobre o projeto, mas nem no site do Future Lions ele foi publicado ainda, apesar de ja ter ganho prata na categoria de estudantes do Clio. Basicamente o core da idéia é o desenvolvimento de um software que utiliza uma webcam para interpretar os movimentos da lanterna em frente ao computador e transformá-los em linhas e traços (abaixo). Os estudantes pensaram em todos os detalhes de uma campanha ampla e interativa para convidar e engajar os consumidores: envolver artistas para criar peças incríveis e viralizar o conteúdo do processo na Internet, distribuir outdoors interativos pelas ruas, criar uma galeria das artes criadas pelos consumidores na web, etc, etc, etc. Isso sim é algo concreto que aponta para o futuro da nossa indústria, pois em alguns poucos anos esses é o mindset que irá invadir as agências de todo mundo.

Liteart1

Primeiro mundo

Postado por Fabiano Coura em 21/06/08 as 10h25


iFlickr, originally uploaded by Fabiano Coura.

Para o bem ou para o mal, aqui você esta conectado 100% do tempo.

Últimas palestras do Festival

Postado por Fabiano Coura em 21/06/08 as 09h06

Ultimaspalestras

Estou agora na palestra da Apple. Aproveitando o finalzinho do evento.

Razorfish | Design Brands Experiences

Postado por Fabiano Coura em 21/06/08 as 08h36

"Advertising é o preço que uma empresa paga por não ser original. Experiences market itself"

Joe Crump, CEO Avenue A Razorfish

MySpace Hypertargeting

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 22h40

Hypertargeting

Hypertargeting é o processo do MySpace para encontrar grupos homogêneos de acordo com as informações providas pelos próprios usuários à plataforma de relacionamento. O bacana dessa tecnologia é que a segmentação é baseada totalmente na expressão livre dos interesses, desejos e momentos dos usuários.

Hypertargeting2

Dentre os benefícios que eu vejo nesse modelo, acho que o mais importante é a possibilidade de se ter uma base comportamental “fresquinha” para se trabalhar, uma vez que o algoritmo de segmentação pode ser rodado continuamente, acompanhando dessa forma o comportamento dos usuários e refefinindo seus perfis. Para viajar um pouco mais, imagine se em um futuro próximo você poder inferir informações sobre os life events que estão para acontecer na vida dos indivíduos da comunidade. As possibilidades da comunicação dirigida serão infinitas e muito pertinentes. Confira abaixo os 867 grupos identificados, agrupados em 10 diferentes perfis.

Segments

The Memory Project

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 22h09

Dentre alguns projetos e experimentos que eu descobri aqui no Festival, queria destacar o Memory Project, patrocinado pela O2. Trata-se de uma instalação itinerante (já rodou por várias cidades pelo mundo afora) que foi criada para celebrar a mídia digital e sua capacidade de eternizar os momentos em fotos, vídeos e outros tipos de conteúdo que serão a herança das futuras gerações. A instalação conta com diversas câmeras que fazem uma panorâmica de 360 graus a cada minuto e armazena tudinho. Poucos segundos antes da giringonça começar a fotografar (uma foto a cada X graus por centésimos de segundo) ela avisa a galera que está em volta para que as pessoas possam fazer suas poses. No site dá para ver as fotos armazenadas.

Memoryproject

Brasileiros em Cannes 6

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 22h06


Brasileiros em Cannes, originally uploaded by Fabiano Coura.

Com a Patrícia Marinho e com o Mauro, ambos da Giovanni DraftFCB.

Brasileiros em Cannes 5

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 22h05


Brasileiros em Cannes, originally uploaded by Fabiano Coura.

Com a Angela (minha cliente!) lá do marketing do Bradesco.

Farfar: Seja um assassino de leões você também

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 16h01

Nessa polêmica experiência interativa os suecos da Farfar mandaram muito bem. Garantiram um acesso rápido e bem digirido ao site deles. Seja sincero: se você se deparasse com a mensagem abaixo você não clicaria? Infelizmente os 10.000 acessos aconteceram em questão de poucos minutos, logo após o término do workshop deles, e não pude acompanhar o assinato AO VIVO. De qualquer forma, veja o filme abaixo e acesse o site da brincadeira aqui se quiser entender a idéia.

Farfar

Outro candidato: No blinking woman

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 15h50

Esse é um segundo filme forte para o GP, também bastante comentado aqui em Cannes. Dá série faça algo diferente e chame a atenção das pessoas. Assista e faça suas apostas.

Será que o Gorilla leva o GP?

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 15h46

Há controversias e muita discussão em torno disso, como já rolou no D&AD... Mas essa é a minha aposta. Não só pela polêmica, mas pela diversão e pelo que eu senti desde a primeira vez que vi esse filme.

Dicionário de Cannes: Bloggable

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 12h09

Para classificar aquela idéia ou conteúdo que tem um forte apeal junto a blogosfera, principal componente de sucesso de um viral hoje em dia.

Clima de Cannes

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 07h06


Clima de Cannes, originally uploaded by Fabiano Coura.

Além das cores, das idéias e de todo conteúdo, tem uma coisa que você só sente mesmo quando está por aqui: o calor entre as pessoas. Todo mundo fica muito a vontade e a sensação muitas vezes é a de que todos se conhecem há muito tempo. Um tipo de união que raramente se vê na nossa indústria.

O que você faria em 15 minutos?

Postado por Fabiano Coura em 19/06/08 as 15h53

15minutos

Se você tivesse 15 minutod do seu tempo livre, que atividade você gostaria de fazer? Na correria de Cannes juto que eu tomava uma cerveja. (Base: jovens americanos com idade entre 14 a 29 anos)

New Directors' Showcase

Postado por Fabiano Coura em 19/06/08 as 10h26

Fuerzabruta

A abertura foi com a produção off Broadway argentina Fuerzabruta (vindo as Saatchi & Saatchi, eu estava esperando algo mais novo) e na seqüência rolou a esperada (e concorrida) lista de filmes. Logo abaixo você vê os nomes dos caras, caso queira conhecer os trabalhos antes da Saatchi & Saatchi publicar o vídeo da apresentação. Já encontrei o curta “Los Pecadores”, do Pablo Polledri (Maniac Planet) e o “Lapsus” do Juan Pablo Zaramella (JPZ Studio).

  • Romain Gravas
  • Harold Heinstein
  • Encyclopedia Picture (Bjork)
  • Scott Lyon (Golf)
  • Joey Garfield
  • Pablo Polledri (Los Pecadores)
  • Benzo Theodore (Never Hide)
  • Blu (Live Grafitte)
  • Clay Weyner (Dude)
  • Johmny Kelly (Pocrastination)
  • Luiz Adriano (Smoking kills more)
  • Roel Wolters (ZZZ Grip)
  • Joe Bartenhagen (No more abandoned cars)
  • Juan Cabral (Cadbury Gorilla)
  • Nima Noutizadeth
  • Juan Pable Zaramella (Lapsus)
  • Keith Schofield (Exposed)
  • Jonathans Hopkins
  • Vincent Moon


R/GA e Nike. Quais são os próximos projetos?

Postado por Fabiano Coura em 18/06/08 as 21h24

Stefan Olander, diretor global de Brand Connections da Nike, e o Bob Greenberg, CEO da R/GA são os gênios por trás do Nike+. Sabem como ninguém desenhar experiências com marcas para engajar consumidores, seja através de conteúdo, de aplicativos ou de serviços, como NIKEiD. Nessa palestra eles comentam 3 idéias: a evolução da interface e do nível de customização do NIKEiD, a Ballers Network – uma rede social para jogadores de basquetebol  do mundo todo, e a Nike+ Human Race, que irá acontecer no próximo dia 31 de agosto em 25 cidades do mundo todo, com a pretensão de engajar 1 milhão de corredores. Esse último case é incrível, pois realmente entrega tudo o que todo mundo acha que já sabe e diz que faz, mas nem sabe e nem faz. Se quiser ir direto a ele, pule para o vídeo 3.

A palestra inteira está no vídeo abaixo, dividido em 5 partes, pois o YouTube não aceita vídeos com mais de 10 minutos. Bom proveito.

Tony Bennett

Postado por Fabiano Coura em 18/06/08 as 20h34

Hoje teve Tony Bennett e seu filho-manager Danny Bennett em um papo bacana com o Tim Mellors, Chief Creative da Grey. Com seus 81 anos e muita energia, Bennett deu uma aula sobre como ele engaja sua audiência durante suas apresentações e falou sobre a importância da música para transmitir emoçoes e imortalizar pessoas.

Tony

In the Motherhood | Da Internet para TV

Postado por Fabiano Coura em 18/06/08 as 20h04

Inthemotherhood

David Lang – presidente da MindShare e a Laura Klaubert - VP of Global Media da Unilever – apresentaram seu sitcom online “In the Motherhood”, um projeto de conteúdo assinado pela marca Suave de produtos de higiene pessoal da Unilever, e amparado em 2 insights: (1) as mães olham para outras mães em busca de conselhos, mais do buscam especialistas; e (2) por mais absurdo que pareça, as mães ficam felizes quando encontram outras mães em uma situação pior do que a delas (veja o episódio do avião!). A inovação está no fato de que pela primeira vez um anunciante desse porte resolveu usar a Internet como realmente ela deve ser utilizada, mesclando suas principais forças para engajar suas consumidoras. O projeto tem todos os componentes para engajar as consumidoras com a marca, ao mesmo tempo em que divulga os produtos, aumenta a consideração e estimula a compra:

(1) As próprias consumidoras enviam suas histórias reais para os roteiristas (conteúdo gerado pelo consumidor);

(2) Os roteiros pré-selecionados são votados e discutidos pela comunidade (consumidor no poder / comunidade por afinidades);

(3) A dona da estória escolhida é então convidada para acompanhar toda a produção em Holywood e aparece no making of do episódio, que também fica disponível no o site (participação do consumidor e conteúdo diferenciado);

(4) Os programas podem ser assistidos quando e como as consumidoras quiserem (vídeo on-demmand);

(5) O produto está sempre em segundo plano, mas é evidente que ele é o grande astro do show, entregando a proposta da marca através dos temas dos episódios: Suave é uma marca que tem como objetivo ajudar as mães que desejam voltar a ter tempo que elas tinham antes de ter seus filhos;

(6) A marca atua como um “enabler” do processo de criação, colaboração e participação junto a seus consumidores – Dá voz as mães consumidoras da marca;

(7) Inúmeras execuções criativas derivadas do conceito convidam as consumidoras para acompanharem os episódios em todos os canais pertinentes (material de PVD, embalagens, spots de TV, etc);

(8) A marca atua prestando um serviço, oferecendo uma plataforma para que as mães possam se conectar entre si;

O show virou uma febre nos EUA (já são mais de 17 milhões de views) e em apenas 2,5 meses o site se tornou o 5o. destino online para pais e mães de maior tráfego nos EUA. Detalhe: a ABC fechou um acordo com a Unilever para transmitir o programa em TV, o que acabou gerando uma discussão entre nós por aqui: porque devemos celebrar o sucesso de um projeto só porque ele foi para a TV? Será que todo o charme e todos os motivos do sucesso dele (colaboração e participação) não vai se perder nesse meio de caminho? Definitivamente os tempos são outros.

Acesse o website do projeto aqui.

AXE Shock | Let the game continue...

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 22h08

Essa campanha vem da BBH de NY e está concorrendo também na categoria titanium do festival. Um conteúdo bem pertinente ao target da marca e uma forma bem bacana de consumí-lo. O filme todo tem 9 minutos e pode ser visto no site aqui. Quando o cara está muito exausto, você decide: pára tudo ou let the game continue... O produto é parte inseparável da estória: AXE Shock dá um gás para você aguentar a noite toda. Vale a pena ver.

Axeshock

Redbull | Need a Refuel?

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 21h22


Redbull, originally uploaded by Fabiano Coura.

Simpática essa ação da Redbull, distribuindo vários energéticos para reativar os neurônios cansados do pessoal aqui, mas mais legal ainda o "PDV" que eles desenvolveram, no formato de uma bomba de combustível.

Update: Fui categorizar o post e me lembrei dessa outra execução aí embaixo da Diesel, que vi funcionando em NY. O produto é tão desejado que para pegar um sampling você tem que ser bom.

Diesel

Dicionário de Cannes: Digital Eavesdropping

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 21h17

Eavesdrop = o trabalho que um espião faz para descobrir coisas sobre algo ou alguém. Estamos sendo legalmente vigiados digitalmente, não importa se você está no escritório ou em sua casa. Nossas conversas digitais estão sendo ouvidas, interpretadas e analisadas por aí... Alguns institutos de pesquisa já fazem isso, desenvolvendo modelos estatísticos diversos para avaliar a performance de marcas no canal boca-a-boca.

Obama em Cannes | Yes, WE CANnes!

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 21h10

Obamaemcannes_2

A maior celebridade já criada pelas mídias sociais: Barack Obama. Esse é o cara que realmente entende novas mídias e sabe como usá-las. Por que? Em apenas 18 meses um nome que nem mesmo existia se transformou em uma das marcas mais famosas dos EUA. Na sua campanha seu time usou e abusou de todas as plataformas digitais que você pode imaginar, trabalhando desde corrente por e-mail, canal exclusivo no YouTube (mas isso até a Rainha da Inglaterra fez), relacionamento com bloggers, widgets, construção de comunidades em várias redes sociais e projetos de marketing específicos para incentivar as conversas entre seus eleitores e não eleitores. Seu nome foi citado em 2 palestras so far.

Planners já são 5% da audiência de Cannes

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 21h01

Como eu disse em algum post do passado, o Festival de Cannes está virando na verdade um grande congresso de marketing e comunicação. As palestras estão ganhando cada vez mais audiência e o perfil do público do evento vem se diversificando. O número de PLANNERS já é maior do que o de VENDEDORES! Que notícia boa! Confira abaixo a atual divisão de cabeças.

Quemvempracannes

Após 18% do long list de titanium concluído...

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 20h45

Assisti o total de 74 cases de titanium e integrated nesses 3 últimos dias, uma overdose de informação como há muito tempo eu não tinha, pois os cases são muito complexos e exigem muita atenção para você poder avaliar e entender tudo o que está por trás do projeto e tal. Pelo "planejamento" que fiz para os próximos dias, acho que só consigo voltar para essa sala de exibição para ver o short list, no sábado pela manhã. Tenho a sensação de que não vamos ver nada realmente novo na premiação da categoria desse ano, não vamos ver nada com o mesmo impacto dos cases que tivemos nos anos anteriores. Ví muitas idéias boas - várias delas amparadas pela participação do consumidor, seja como protagonista ou até como desenvolvedor de produtos - e pouquíssimas fórmulas novas... muitos cases são extremamente parecidos e ainda exploram novas mídias com modelos antigos. Espero estar errado, pois não consegui ver os 88% restantes do rolo... Vamos descobrir na quinta-feira a noite.

MTV Austrália | Welcome Snoop

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 20h26

Snoopsite

Para aumentar a relevância da MTV junto ao seu público na Austrália, se aproveitaram do polêmico Snoop Dog, que na época respondia por acusações de porte de arma e de drogas nos EUA e teve seu visto australiano negado. Uma campanha muito divertida e muito bem executada convidava as pessoas para o site onde as pessoas podiam protestar e votar pela liberação da cidadania para o Snoop. No final, toda uma geração de adolescentes absolutamente sensibilizada pela causa se tornou ainda mais fã da emissora, que captou um número de novos assinantes 3X maior durante a campanha, comparado com períodos anteriores. O filme abaixo conta todo o case, focando o engagement planning realizado para ampliar o envolvimento das pessoas durante a campanha.

   

Lead India | Uma campanha que mobilizou uma nação

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 20h20

A JWT da India levou o GP desse ano em Direct. Um projeto que começou com um anúncio institucional do India Times – o maior jornal daquele país - na virada do ano passado, e se transformou em um movimento político e social de enormes proporções, que mobilizou toda a população. O movimento incentivava os indianos a pararem de reclamar e lutarem mais por um país melhor. O filme abaixo resume bem o case e comprova o poder que nossa indústria definitivamente tem de mudar a vida das pessoas. Se eu conseguir o filme completo do case posto para vocês. É bem emocionante.

   

Advertising Activism!

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 19h59

Advertisingactivism

Post do Fernando Bacellar

Este ano em Cannes, pelo menos por um breve momento, o universo glamoroso de belas imagens, grandes montagens e retoques digitais deverá ser subjugado pelo tradicional nu e cru fotojornalismo.

Assim a Getty images, o maior banco de imagem do mundo, que provavelmente possui a maior parte de seu faturamento relacionado a imagens publicitárias, proporciona uma palestra que traz à tona uma questão controversa, porém de grande valor.

O que vemos agora é uma abordagem diferente quanto ao que é considerado como o melhor conteúdo visual, que tecnicamente e conceitualmente tem o poder de "arrancar" alguma reação do espectador.

Os grandes pioneiros deste tipo de linguagem, como a Magnum Photos, que foi criada por "Pelés" do fotojornalismo, como Cartier-Bresson e Robert Capa, até hoje se apoiam e sustentam sua credibilidade em trabalhos que buscam mostrar a real face do mundo em que vivemos.

Para a Getty não podia ser diferente. Apesar de como todos os outros também figurar entre os detentores de grandes acervos jornalísticos e autorais - premiados e reconhecidos por entidades como o World Press Photo - a questão agora é: será que o fotojornalismo pode ser utilizado como propaganda? A nossa dura realidade pode vir a ser usada como publicidade? A comunicação está pronta para isso? E o consumidor?

Acredito que este é um debate que deve ser discutido com seriedade e responsabilidade a fim de buscar uma finalidade político-social com o intuito de melhor direcionar o lado aspiracional do mundo atual,  conseguindo assim (ou pelo menos tentando) aproximar pessoas  e grandes marcas em prol de uma atitude positiva em relação aos problemas que assistimos (e até vivemos) em nosso dia-a-dia.

A novidade desse ano sao as Master Classes

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 09h18

A novidade desse ano sao as Master Classes
Hoje foi o Paul Woolmington da Naked e na quinta-feira tem o David Droga, da Droga 5 e o Ale Gama, da Neogama/BBH.

Para refletir...

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 06h23

O Google não é mais um website de busca. É um sistema de gerenciamento de reputação.
Paul Woolmington, da Naked

eBay da França leiloando anúncios na TV

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 06h18

Na linha do "coloque seus consumidores a frente da sua marca", essa campanha da Euro RSCG de Paris foi um grande sucesso aqui na França e está concorrendo em Integrated. Já levou um D&AD por inovação em TV. Veja o case na íntegra no vídeo abaixo.

De bandeja: todas as peças de Cyber

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 20h59

Todas as inscrições e o link para ver somente a seleção do shortlist estão aqui. Enjoy it.

Redbull Air Racing | O primeiro comercial 3D do mundo

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 20h40

Ta aí pessoal... Achei que tinha ficado muito mais tosco do que realmente ficou, porque acabei ficando meio de lado e sentado no chão, pois a sala tava lotada. Estou tolerante. Agora é com vocês para imaginarem a sensação...

   

Frases do dia

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 20h35

Definitivamente a comunicação deixou de ser linear. Essa é a web! (apontando para um emaranhado que representava a rede de internet no mundo)
Jen Leth, Vice Chairman Digital da Ogilvy

Não ignorem o poder e o potencial das redes sociais. Não fiquem presos aos modelos tradicionais para planejar como envolver as pessoas.
Jay Stevens, VP Sales & Operations, MySpace

Cinema 3D e outras traquitanas

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 20h21

A SAWA (Screen Advertising World Association) fez uma apresentação muito divertida hoje. Demonstraram a sua tecnologia "Joystick Humano" (se você ainda não conhece, pode ver no filme ali embaixo) em um joguinho da Volvo e vários filmes em 3D que eles desenvolveram, como o show do U2 na América Latina (imperdível), um sneak preview do Journey to the Center of the Earth - o primeiro longa inteirinho filmado com essa tecnologia, alguns spots para Vodafone e para a cerveja SuperBock de Portugal (onde está a maior base instalada de cinemas 3D do mundo!), e o SENSACIONAL filme do Redbull Racing, o primeiro spot do mundo apresentado em 3D. No ano que vem eles prometem partir com tudo para Holywood e já estão também negociando com a Disney. Será que isso vem para ficar? As audiências são muito pequenas... Aliás, me parece que o Brasil deve receber o primeiro cinema preparado para 3D ainda esse ano e imagino que vai ser uma febre. Eu assisti o U2 em NY no começo desse ano e realmente a experiência é incrível demais, muito mais avançada e imersiva do que as que já vivemos no passado com aqueles óculos com plásticos vermelhos e azuis. O apelo final para o auditório lotado foi: por favor, usem a base instalada! Pensem em como alavancar essas ferramentas todas. Cool. É esperar para ver como isso avança na massa.

   

iPod no Palito

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 20h09

É para o Brasil comemorar: das 4 inscrições de promo que foram para o shorlist, 3 receberam leão de bronze. O iPod no Palito, da Bullet, levou 2. A idéia é muito bacana, muitíssimo bem executada e sua implementação tem um grande mérito. Vale rever o filme que conta todo o case abaixo.

Continue lendo "iPod no Palito" »

Honda | Carta para você plantar

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 20h03

Essa mala-direta, aparentemente simples, foi impressa em um papel que contêm sementes em sua composição! Ignorei o fato de que essa peça tenha sido criada por uma fabricante de automóveis para me apaixonar por ela. Achei uma belíssima idéia, muito bem executada, e torci por ela quando ví que ela foi parar no shortlist de direct hoje. Pelo que o Marcio Salem comentou, ela esbarrou na trave.

Hondaletter

Free Prize: Book "Think Digital", da Wunderman

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h56

Thinkdigital

Esse blog é mesmo uma mãe. Tá aqui para você baixar agora o PDF do livro Think Digital da Wunderman. A palestra deles vai ser amanhã... vou tentar passar por lá e depois conto para vocês minhas impressões. A polêmica já está escancarada logo na primeira página do livro (clique para ampliar). Desde 2005 o CEO Daniel Morel vem adquirindo um monte de agências digitais e empresas de tecnologia para o grupo e está trabalhando duro para garantir uma percepção "digital" para a Wunderman.

Wundermanbook

Banheiro moderno esse, não?

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h15

Para fazer um xixi no McDonnald's do lado do Palais você precisa comprar algo. Até aí tudo bem, senão um banheiro na frente da praia tente a virar um inferno mesmo. O diferente aqui é que para abrir a porta você tem que usar um código que vem impresso no recibo do seu pedido!

Interactive Kiosk

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h13


Interactive Kiosk, originally uploaded by Fabiano Coura.

Amanhã as 9h sai o shorlist de Cyber, mas já dá para mergulhar em todas as peças aqui no Interactive Kiosk desde ontem. Muita coisa bacana. Muita.

Shackleton | Agência do ano em Direct

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h12


Agência do ano em Direct, originally uploaded by Fabiano Coura.

De novo a Shackleton levou o prêmio de agência do ano em Direct. O engraçado (e talvez inédito) é que eles não levaram nenhum ouro. A proeza veio com pratas e bronzes, uma surpresa para os espanhóis também.

Briga pela atenção

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h05


Ação da Wunderman, originally uploaded by Fabiano Coura.

As empresas que compram espaços para realizar seminários durante o festival fazem de tudo para lotar o Debussy... Cadeira vazia é dinheiro no lixo. Nesse exemplo, a Wunderman montou uma sorveteria no cantinho em frente ao Palais.

Brasileiros em Cannes 4

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h02


Brasileiros em Cannes 4, originally uploaded by Fabiano Coura.

Com os amigos Guto Cápio (Sunset) e Márcio Salem (Presidente do Júri de Direct desse ano)

E a ventania levou a possibilidade de chuva pra longe

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h02


Cannes, originally uploaded by Fabiano Coura.

Cannes amanheceu assim hoje, com um sol maravilhoso que durou o dia todo

Pelourein (Pelourinho dos Brasileiros)

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 19h00

Os brasileiros apelidaram de Pelourinho essa pequena e simpática ruazinha repleta de restaurantes . Qualquer semelhança é mera coincidência!

Brasileiros em Cannes 3

Postado por Fabiano Coura em 16/06/08 as 18h59


Brasileiros em Cannes 3, originally uploaded by Fabiano Coura.

Ontem a noite no Pelourinho, com Fernando Bacellar, Tiago Marcondes (DM9), Ricardo Guimarães (MRM London) e Lucio Manoel (Click)

Diamond Shreddies | 45 graus de mais sabor

Postado por Fabiano Coura em 15/06/08 as 21h56

Diamond

Após 68 anos no mercado, a marca Shreddies (cereal matinal da Kraft Foods) estava um pouco fora de forma e, de certa forma, um pouco esquecida no Canadá. O objetivo da campanha era fazer com que as pessoas voltassem a olhar para esse produto, fazer com que os consumidores reparassem nele por outro ângulo, e literalmente foi isso que a Ogilvy do Canadá fez. Esse foi um dos cases mais interessantes entre todos os que eu pude assistir hoje do long list de titanium. Interessante pela simplicidade da idéia e pela forma irreverente que ela foi executada. Repare na reação das pessoas no vídeo que conta o case abaixo e acesse o site aqui para ver um pouco mais. Tem até uma promoção que está dando diamantes de verdade numa mecânica comprou, achou & ganhou.

   

FEDMA | Federação Européia de Marketing Direto

Postado por Fabiano Coura em 15/06/08 as 15h49

Apresentada por Patrick Collister, da Creative Matters, a palestra da FEDMA desse ano foi inteiramente focada em criatividade em marketing direto, com a análise de diversos projetos bacanas previamente selecionados pela Directory e pelo The Won Report, muitos deles clássicos já conhecidos por todos. Pelos exemplos compilados, foi interessante notar que de fato as agências tradicionais realmente estão abraçando o marketing direto, não simplesmente como disciplina que deve ser executada em função da demanda de clientes, mas como uma forma nova de pensar comunicação que passa a ser cada vez mais valorizada pelos clientes: comunicação dirigida, mensurável e que gera talkability. Durante a produção do Sony Foam, por exemplo, a Fallon desenvolveu algumas atividades específicas para incentivar as pessoas que estavam acompanhando as filmagens (e informalmente cobrindo o evento com seus celulares e câmeras) a replicarem esse conteúdo em seus blogs e em suas redes sociais – um pequeno gesto que fez uma grande diferença (já são mais de 550.000 menções ao trabalho no Google). Esse movimento das tradicionais de certa forma é confirmado se você parar para pensar que grandes agências reconhecidas pela sua atuação em ATL - como a Saatchi d& Saatchi e a própria Fallon - já figuram entre as agências mais premiadas nas categorias de direct de festivais pelo mundo afora. Será uma questão de aculturamento ou de demanda dos clientes? Eu acho que é uma questão de tempo.

Karate

Essa peça inovou na forma de obter resposta pela continuidade da assinatura da revista Karatê. O assinante precisava quebrar a peça de madeira e enviá-la para o endereço informado. Processo complicado, concordo. Mas a peça ficou bem divertida.

Unicef

Nessa ação de guerrilha / direct, a Y&R largou centenas de ursinhos de pelúcia pelas ruas com a tag "Crianças de ruas são sequestradas diariamente" e o contato da UNICEF para obter doações.

Dnatest

Para o lançamento da cerveja Tooheys na Austrália, a BMF criou uma campanha bem maluca que incentivava as pessoas a enviarem partes de seu corpo (unha, cabelo, etc) para que eles pudessem analisar o DNA de seus clientes e desenvolvessem uma cerveja perfeita. Detalhe: com esse projeto essa marca foi criada do ZERO e se tornou a marca de cerveja mais vendida na Austrália em 5 meses.
Se quiser ver mais alguns exemplos, entre no site da Directory. Dá para baixar alguns extracts com parte das idéias publicadas na revista.

Social Media Timetable

Postado por Fabiano Coura em 15/06/08 as 15h08


Social Media Timetable, originally uploaded by Fabiano Coura.

Quer embarcar nas novidades da Internet e nas mídias sociais? Confira o timetable abaixo para não pegar o trem errado (cortesia da GoViral).

Dicionário de Cannes: CGA

Postado por Fabiano Coura em 15/06/08 as 15h06

Trabalhamos em uma indústria que adora criar termos e nomes para tudo o que surge por aí. Se não pode com eles, junte-se a eles. Saí inspirado da palestra da GoViral e resolvi arriscar... fiquei pensando que talvez o futuro do CGC (Consumer Generated Content) seja o CGA (Consumer Generated Applications). É só ver o sucesso dos aplicativos do Facebook e de serviços como o Popfly (da Microsoft), que entre outras coisas é um excelente editor de mashups, extremamente visual, simples e útil. Deixa as pessoas irem descobrindo isso, deixa...

Brasileiros em Cannes 2

Postado por Fabiano Coura em 15/06/08 as 14h52


Brasileiros em Cannes 2, originally uploaded by Fabiano Coura.

Os queridos amigos da Fábrica: Manu, Dani, Marisa, Buono, Sidney e Andrea.

© 2010 Fabiano Coura | Todos os direitos reservados | No ar desde outubro de 2006