#06: Envolver com polêmicas

Long de Titanium | Barrilete Cósmico

Postado por Fabiano Coura em 21/06/09 as 20h57

Depois de lançar com sucesso o Depósito Lopetegui (que levou o GP em 2007 - veja aqui) os caras da Shackleton arrebentaram novamente. Para chamar a atenção de seus clientes para o novo fundo de investimento que, segundo eles, tinham taxas incríveis perante a concorrência, montaram um time de futebol cheio de pernas de pau que convidada os outros bancos para um campeonato: já que os outros bancos não podem competir com as nossas taxas, vamos dar a eles uma tarefa mais fácil! [gênio] Para a sorte deles, os outros bancos acabaram aceitando o desafio e, claro, eles tomaram uma lavada hehehe. Vejam o case completo abaixo.

Long de Titanium | Um filme que não existe

Postado por Fabiano Coura em 21/06/09 as 20h41

Esse vem da agência espanhola Shackleton, fera em arrematar leões aqui em Cannes: uma campanha contra a fome que tem como idéia principal envolver as pessoes em um abaixo assinado para que o Al Gore produza um documentário sobre o problema. Todas as peças levavam as pessoas para um site (http://www.askalgore.org) em que podiam ver o trailer do filme (que ainda não existe). A idéia gerou 1 milhão em mídia espontânea em um mês e atraiu a atenção de importantes veículos, como a revista TIME, que além de se engajar com a causa, entrou em contato com o próprio Al Gore.

Farfar: Seja um assassino de leões você também

Postado por Fabiano Coura em 20/06/08 as 16h01

Nessa polêmica experiência interativa os suecos da Farfar mandaram muito bem. Garantiram um acesso rápido e bem digirido ao site deles. Seja sincero: se você se deparasse com a mensagem abaixo você não clicaria? Infelizmente os 10.000 acessos aconteceram em questão de poucos minutos, logo após o término do workshop deles, e não pude acompanhar o assinato AO VIVO. De qualquer forma, veja o filme abaixo e acesse o site da brincadeira aqui se quiser entender a idéia.

Farfar

MTV Austrália | Welcome Snoop

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 20h26

Snoopsite

Para aumentar a relevância da MTV junto ao seu público na Austrália, se aproveitaram do polêmico Snoop Dog, que na época respondia por acusações de porte de arma e de drogas nos EUA e teve seu visto australiano negado. Uma campanha muito divertida e muito bem executada convidava as pessoas para o site onde as pessoas podiam protestar e votar pela liberação da cidadania para o Snoop. No final, toda uma geração de adolescentes absolutamente sensibilizada pela causa se tornou ainda mais fã da emissora, que captou um número de novos assinantes 3X maior durante a campanha, comparado com períodos anteriores. O filme abaixo conta todo o case, focando o engagement planning realizado para ampliar o envolvimento das pessoas durante a campanha.

   

Advertising Activism!

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 19h59

Advertisingactivism

Post do Fernando Bacellar

Este ano em Cannes, pelo menos por um breve momento, o universo glamoroso de belas imagens, grandes montagens e retoques digitais deverá ser subjugado pelo tradicional nu e cru fotojornalismo.

Assim a Getty images, o maior banco de imagem do mundo, que provavelmente possui a maior parte de seu faturamento relacionado a imagens publicitárias, proporciona uma palestra que traz à tona uma questão controversa, porém de grande valor.

O que vemos agora é uma abordagem diferente quanto ao que é considerado como o melhor conteúdo visual, que tecnicamente e conceitualmente tem o poder de "arrancar" alguma reação do espectador.

Os grandes pioneiros deste tipo de linguagem, como a Magnum Photos, que foi criada por "Pelés" do fotojornalismo, como Cartier-Bresson e Robert Capa, até hoje se apoiam e sustentam sua credibilidade em trabalhos que buscam mostrar a real face do mundo em que vivemos.

Para a Getty não podia ser diferente. Apesar de como todos os outros também figurar entre os detentores de grandes acervos jornalísticos e autorais - premiados e reconhecidos por entidades como o World Press Photo - a questão agora é: será que o fotojornalismo pode ser utilizado como propaganda? A nossa dura realidade pode vir a ser usada como publicidade? A comunicação está pronta para isso? E o consumidor?

Acredito que este é um debate que deve ser discutido com seriedade e responsabilidade a fim de buscar uma finalidade político-social com o intuito de melhor direcionar o lado aspiracional do mundo atual,  conseguindo assim (ou pelo menos tentando) aproximar pessoas  e grandes marcas em prol de uma atitude positiva em relação aos problemas que assistimos (e até vivemos) em nosso dia-a-dia.

Diamond Shreddies | 45 graus de mais sabor

Postado por Fabiano Coura em 15/06/08 as 21h56

Diamond

Após 68 anos no mercado, a marca Shreddies (cereal matinal da Kraft Foods) estava um pouco fora de forma e, de certa forma, um pouco esquecida no Canadá. O objetivo da campanha era fazer com que as pessoas voltassem a olhar para esse produto, fazer com que os consumidores reparassem nele por outro ângulo, e literalmente foi isso que a Ogilvy do Canadá fez. Esse foi um dos cases mais interessantes entre todos os que eu pude assistir hoje do long list de titanium. Interessante pela simplicidade da idéia e pela forma irreverente que ela foi executada. Repare na reação das pessoas no vídeo que conta o case abaixo e acesse o site aqui para ver um pouco mais. Tem até uma promoção que está dando diamantes de verdade numa mecânica comprou, achou & ganhou.

   

Burton incentiva a sabotagem a "estupidez"

Postado por Fabiano Coura em 15/04/08 as 20h15

Há 4 resorts nos EUA que ainda não abriram mão da proibição da prática de Snow Boarding em suas pistas. A Burton, fabricante de roupas e equipamentos para a prática desse esporte, se pronunciou de uma forma muito irreverente: criaram uma promoção em caráter de protesto, alegando inclusive que tal proibição fere a constituição federal do país. A mecânica promocional incentiva as pessoas a registrarem os momentos em que violam as leis desses 4 resorts e enviarem ao site. Para incentivar o movimento, o autor do melhor vídeo de cada resort será premiado com US$5.000 (desde que respeite algumas regras descritas no regulamento do site, como: Keep it peacefull e Don´t break the Law). Veja os filmes finalistas aqui.

Burger King Whopper Freakout

Postado por Fabiano Coura em 15/04/08 as 12h35

No embalo do Mandamento #6 que acabei de publicar, seque um mini-documentário criado pela Crispin Porter + Bogusky para esquentar a briga entre o Burger King e o McDonnalds. Resumindo - para quem não tiver tempo para assistir - eles tiraram o Whopper do cardápio durante um dia em uma loja específica e filmaram as mais diversas e divertidas reaçoes dos clientes com câmera escondida. No segundo dia eles resolveram substituir o Whopper pelo Big Mac e criaram situações ainda mais engraçadas! Vejam que a polêmica é praticamente "dada de presente" para os consumidores discutirem e disseminarem a vontade (tem até o código embed para que as pessoas possam portar o conteúdo mais facilmente).

Dove "Evolution"

Postado por Fabiano Coura em 20/06/07 as 16h05

Muito além do esperado, o famoso "vídeo viral" da Dove faturou o GP de Filme e de Cyber esse ano aqui em Cannes. O objetivo do trabalho é claro: demonstrar DE VERDADE de onde vem o tipo de beleza que o mundo consome, reforçando o posicionamento defendido pela marca (a melhor beleza que existe é aquela que já é sua).

Inicialmente desenvolvido para ser veiculado apenas na web, o filme ganhou uma pequena campanha de TV  logo após o enorme sucesso na Internet (para cumprir tabela ou para permitir a inscrição no festival?). Anyway, o que chamou muito a atenção do mundo para esse case foram os US$150 milhões economizados em mídia, investimento que seria necessário para que essa mensagem tivesse a mesma cobertura através de canais de mídia tradicionais. Vale a pena ver mais uma vez.

Ouro para a Neogama!

Postado por Fabiano Coura em 19/06/07 as 20h43

Muito legal!!! Conquistamos um Leão de Ouro em Outdoor, com uma campanha para Adesf. Amarrada pelo conceito “Seu corpo é sua casa. Não fume”, a campanha é ilustrada por imagens fortes do interior de casas totalmente destruídas para estabelecer uma metáfora sobre os males que o tabagismo causa ao organismo. As imagens usadas são do livro “After the flood” (depois da enchente) do conceituado fotógrafo canadense Robert Polidori, que registrou as casas em Nova Orleans após a passagem do furacão Katrina, em agosto de 2005. As fotos que compuseram o livro marcaram o primeiro aniversário da tragédia, e ganharam exibição no The Metropolitan Museum (NY). Parabéns para todos os envolvidos :)
Copy paste da Monica Charoux, Tks!
Casa1 Casa6
Casa3

Depósito Lopetegui: GP de Direct desse ano!

Postado por Fabiano Coura em 18/06/07 as 23h54

A pequena agência espanhola que ganhou o Lions Direct - e também o prêmio de agência do ano - é a Shackleton. Pelo que vi tem um modelo full-service parecido com o da Crispin.
Gp_direct_lopetenguideposit

O case vencedor foi desenvolvido para o Banco Gallego para captar novos clientes para fundos de investimento. A idéia toda gira em torno do desmaio REAL do apresentador Julien Lopetegui (ex-goleiro do Barcelona) durante uma transmissão ao vivo de um programa de esportes espanhol. O vídeo do desmaio foi amplamente divulgado pelo YouTube (claro), mas nunca veio a tona o real motivo do seu desmaio. O insight da campanha veio daí! Criaram um outro vídeo, usando as imagens reais do desmaio e editando de forma que aparece no vídeo um cara segurando uma placa com o anúncio "matador" do banco. O case foi muito bem executado em vários canais e, para minha surpresa, o próprio banco topou mudar o nome do seu próprio produto, que virou: Depósito Lopetegui. Já imaginou isso no Brasil? Fundo de Investimento Ivete Sangalo, Seguro-Auto Felipe Massa e por aí vai...

Desmaio Original:

Víral da campanha:

© 2010 Fabiano Coura | Todos os direitos reservados | No ar desde outubro de 2006