« Anterior | Voltar | Próximo »

Advertising Activism!

Postado por Fabiano Coura em 17/06/08 as 19h59

Advertisingactivism

Post do Fernando Bacellar

Este ano em Cannes, pelo menos por um breve momento, o universo glamoroso de belas imagens, grandes montagens e retoques digitais deverá ser subjugado pelo tradicional nu e cru fotojornalismo.

Assim a Getty images, o maior banco de imagem do mundo, que provavelmente possui a maior parte de seu faturamento relacionado a imagens publicitárias, proporciona uma palestra que traz à tona uma questão controversa, porém de grande valor.

O que vemos agora é uma abordagem diferente quanto ao que é considerado como o melhor conteúdo visual, que tecnicamente e conceitualmente tem o poder de "arrancar" alguma reação do espectador.

Os grandes pioneiros deste tipo de linguagem, como a Magnum Photos, que foi criada por "Pelés" do fotojornalismo, como Cartier-Bresson e Robert Capa, até hoje se apoiam e sustentam sua credibilidade em trabalhos que buscam mostrar a real face do mundo em que vivemos.

Para a Getty não podia ser diferente. Apesar de como todos os outros também figurar entre os detentores de grandes acervos jornalísticos e autorais - premiados e reconhecidos por entidades como o World Press Photo - a questão agora é: será que o fotojornalismo pode ser utilizado como propaganda? A nossa dura realidade pode vir a ser usada como publicidade? A comunicação está pronta para isso? E o consumidor?

Acredito que este é um debate que deve ser discutido com seriedade e responsabilidade a fim de buscar uma finalidade político-social com o intuito de melhor direcionar o lado aspiracional do mundo atual,  conseguindo assim (ou pelo menos tentando) aproximar pessoas  e grandes marcas em prol de uma atitude positiva em relação aos problemas que assistimos (e até vivemos) em nosso dia-a-dia.

Comentários

Esse post não aceita comentários.

© 2010 Fabiano Coura | Todos os direitos reservados | No ar desde outubro de 2006