« Anterior | Voltar | Próximo »

Os 10 Mandamentos do Engajamento | #2

Postado por Fabiano Coura em 11/09/07 as 18h02

Mandamento02

A Internet levou a participação a um nível jamais experimentado pelos consumidores e inseriu um quinto “P” nos artigos dos maiores pensamentos de nossa indústria. Ao invés de assistir passivamente, as pessoas aprenderam a usar e a manipular os canais de comunicação. Aprenderam a interagir, a mudar o rumo de acontecimentos e a tornar públicas suas idéias e opiniões. Toda essa vontade de criar e compartilhar é impulsionada pela crescente liberdade, conveniência e facilidade de acesso a Internet, celulares de última geração, câmeras digitais e computadores portáteis. Em outras palavras, os consumidores descobriram o imenso poder da participação e da colaboração e possuem todas as ferramentas necessárias para exercê-lo.

Sabendo que essa demanda por participação será cada vez maior, envolver seus consumidores com sua comunicação e abrir novos canais de interação e resposta é o mínimo esperado por eles. Pense sempre nas oportunidades que sua marca tem para se aproveitar dessa tendência irreversível. De que forma ela pode atender a esse desejo de participação de seus consumidores, oferecendo oportunidades para que eles possam interagir e se envolver? De que forma essa participação poderia ir além dos próprios processos de comunicação?

Compartilhe a sua visão e seus exemplos de idéias, campanhas, cases e projetos que estão alinhados a esse mandamento. Basta deixar suas sugestões no formulário de comentários abaixo :)

Conheça a coleção de IDÉIAS alinhadas a esse mandamento >>

Conheça o manifesto Engajar ao inves de Falar >>

Comentários

É interessante abordarmos o lado negativo dessa evolução: o grande poder do público de destruir também uma marca.

Acho que a partir de uma liberdade de expressão as marcas irão traduzir sua essência, diferencial e sucesso praticados junto ao seu mkt e agência publicitária.

Temos que continuar trabalhando para esse sucesso, porque a repercussão de um comentário negativo derruba muito rápido uma marca, que demorou anos para chegar ao topo. ok =)

A ação da Mentos que está no ar (http://www.mentosintern.com/) é muito boa e tem a mesma mecânica do exemplo da Diesel, mas com um conceito muito menos ousado (e beeem menos legal ;) )...

Esse post não aceita comentários.

© 2010 Fabiano Coura | Todos os direitos reservados | No ar desde outubro de 2006