#01: Comunicação como serviço

Billboard Yourself

Postado por Fabiano Coura em 22/06/10 as 22h23

Projeto super legal que deu orgulho de ver hoje no Palais, na apresentação do Marcello Serpa. A direção de arte é belíssima e a plataforma para a distribuição do conteúdo é funcional e muito bem acabada. Essa instalação ia fazer um puta sucesso aqui no Palais, ao lado da máquina do sorvete :)

Billboard Magazine video instalation from Marcos Kotlhar on Vimeo.

Fiat EcoDrive

Postado por Fabiano Coura em 24/06/09 as 22h09

Fiz questão de postar esse projeto aqui, mesmo sabendo que todo mundo nessa altura do campeonato na conhece, principalmente porque já arrematou outros festivais recentemente. Para mim esse é o Nike+ para carros. É um projeto absolutamente disruptivo no mercado automotivo e está baseado em um caminho que não tem volta: brand utility, comunicação como serviço. Um projeto que me faz continuar empolgado e acreditando no quão promissora a área digital pode ser e na quantidade de oportunidades que temos ainda em migrar dinheiro de banners para aplicativos e projetos capazes de contribuir para a vida das pessoas.

Museu Efemero

Postado por Fabiano Coura em 23/06/09 as 09h42

The street have no borders. Veja o video do case abaixo e acesse o site do projeto aqui. [da Leo de Lisboa]

Demo do MS Surface

Postado por Fabiano Coura em 21/06/09 as 19h51

Hoje tive a chance de brincar com o MS Surface pela primeira vez. E é DUCA. A Microsoft todo ano faz um lounge aqui para o pessoal fugir das palestras um pouco e relaxar. Inserir o brinquedo alí, no meio dos pufes, foi uma bela sacada. Afinal, milhares de pessoas passarão por alí essa semana e poderão experimentar e se inspirar diante do equipamento que promete revolucionar PDVs e serviços interativos mundo afora. Assista a demo rápida que eu fiz hoje para postar aqui no blog e torçam para que isso chegue logo no Brasil.

Long de TItanium | Zuji Online Travel | Beans

Postado por Fabiano Coura em 21/06/09 as 19h48

De uma maneira bem simplória e literal, a agência de viagens Zuji, resolveu ajudar as pessoas a economizarem dinheiro para viajar mais. Para isso, iniciaram uma série de lançamentos de produtos na Austrália a preço de banana com a marca da empresa, sob o slogan "Helping holidays happen". O primeiro produto lançado oficialmente foi o "feijão enlatado", por apenas 10c, vendido em lojas por todo país. Confiram abaixo o vídeo do case.

Quanto vale uma experiência?

Postado por Fabiano Coura em 09/06/09 as 15h04

Se uma imagem vale por mil palavras, eu diria que uma experiência vale por 1.000 GRPs [no chute]. Sempre fico contente em ver projetos baseados nessa crença. No embalo do projeto da Nikon para a D40, em que a marca transformou Georgetown em Picturetown, a Canon está com um projeto em parques nacionais americanos em que fotógrafos famosos são convidados para workshops práticos. Demais. Só acho agora que eles deveriam trazer esse projeto para o Brasil, afinal nossos parques nacionais são muito mais bonitos :) [via Springwise]

Canon_parks

Seguro Auto | A história por trás do meu sumiço

Postado por Fabiano Coura em 10/11/08 as 22h55

iTunes App Store Finalmente posso contar a vocês o motivo da minha ausência durante esses últimos 2 meses... Não, não estava viajando por aí de férias nem nada disso. Estava ralando. Trabalhando muito mesmo, mas fazendo uma coisa que eu gosto muito: criando coisas úteis e divertidas para gente como a gente. Fazendo valer a pena, como gosto de falar. Para nós, para nosso cliente e para os clientes do nosso cliente. Sei lá, acho que já faz uns 3 meses, mais ou menos. Naquela época o lançamento do iPhone no Brasil ainda era apenas um rumor, incluindo aí a briga entre as operadoras para ver qual delas ia conseguir trazê-lo primeiro para os brasileiros e tal. Foi lá atrás, nesse passado que me parece tão distante, que nosso cliente Bradesco Seguros e Previdência nos apresentou com um desafio maravilhoso: pensar em algo diferente, único, que pudesse agregar mais tecnologia e inovação para a marca. Único = inovador = algo que ninguém tivesse feito antes. Uau! Que muito mais bacana seria essa nossa profissão se tivéssemos só briefings assim!

Resolvemos então focar no universo do iPhone: a traquitana mais tecnológica, hype e desejada do ano tinha que oferecer alguma oportunidade para nós. O lançamento do SDK foi um grande impulso, pois tornaria o processo um pouco mais fácil (será?). Bom, pra tornar essa longa história um pouquinho mais curta, tá aí: o primeiro aplicativo comercial do Brasil acaba de ser lançado. Graças a coragem, confiança, comprometimento e muito esforço de muita gente legal, como o Nasser, Nabuco, Ana Claudia, Carla, Geraldo, Ribas, Caio, Kiko, Tosi, Breno, Raul e mais um monte de gente lá da FingerTips, da O2 Digital e da Hypno. Não foi fácil, mas valeu cada uma das 60.000 linhas de programação do nosso aplicativo :)

Iphoneseguroauto  

Nosso objetivo agora é provar que o que chamamos de “mobile” não é apenas uma tendência. De fato as pessoas querem estar o tempo inteiro conectadas entre si e querem poder portar suas vidas digitais consigo: músicas, fotos, vídeos e serviços. Isso representa uma mudança muito mais profunda e drástica no comportamento humano do que parece. Como profissionais de comunicação, nosso desafio passa a ser cada vez mais o de encontrar alternativas para levar mais utilidade para as pessoas nesse ambiente, e fazer com que nossas marcas “sejam mais” os conteúdos e os serviços que as pessoas desejam consumir.

Se você quiser conhecer um pouco melhor o projeto, acesse o site:

http://www.bradescoseguros.com.br/iphone/

Se você tem um iPhone, instale o aplicativo pelo atalho abaixo:

iTunes App Store 

Tour de France

Postado por Fabiano Coura em 10/07/08 as 11h21

Incrível o tanto de oportunidades que são desperdiçadas pela falta de entendimento de como as coisas devem ser na Internet. Entenda: as pessoas não ASSISTEM a Internet, elas USAM a Internet. Sutil diferença? Os canais devem se complementar, sempre.

Acompanhe ao vivo o Tour de France nesse site e sinta a diferença.

Tourdefrance

R/GA e Nike. Quais são os próximos projetos?

Postado por Fabiano Coura em 18/06/08 as 21h24

Stefan Olander, diretor global de Brand Connections da Nike, e o Bob Greenberg, CEO da R/GA são os gênios por trás do Nike+. Sabem como ninguém desenhar experiências com marcas para engajar consumidores, seja através de conteúdo, de aplicativos ou de serviços, como NIKEiD. Nessa palestra eles comentam 3 idéias: a evolução da interface e do nível de customização do NIKEiD, a Ballers Network – uma rede social para jogadores de basquetebol  do mundo todo, e a Nike+ Human Race, que irá acontecer no próximo dia 31 de agosto em 25 cidades do mundo todo, com a pretensão de engajar 1 milhão de corredores. Esse último case é incrível, pois realmente entrega tudo o que todo mundo acha que já sabe e diz que faz, mas nem sabe e nem faz. Se quiser ir direto a ele, pule para o vídeo 3.

A palestra inteira está no vídeo abaixo, dividido em 5 partes, pois o YouTube não aceita vídeos com mais de 10 minutos. Bom proveito.

Barbie volta a ser fashion!

Postado por Fabiano Coura em 21/08/07 as 08h28

Quer saber o que a Mattel fez para que a Barbie voltasse a ser um objeto de desejo de milhares de garotas pelo mundo afora? Comunicação como serviço. Mais um exemplo em que uma marca cria e oferece uma experiência de imersão com seus produtos para alavancar suas vendas. Nesse caso, desenvolveram uma comunidade online em 3D (do tipo Second Life) que permite que suas usuárias possam viver como "Barbies" (conheça aqui).
Mas isso é tão velho... será que funciona? Em menos de 4 meses de existência a marca já tem a maior comunidade virtual da Internet, fazendo o Second Life comer poeira. Já conta com mais de 4 milhões de usuárias, grande parte delas desesperadas pelo MP3 da marca, que vem com um código que permite o acesso a atividades extras, como download de músicas e a possibilidade de ter dar um cachorrinho para seu avatar. Isso tudo levando em conta que a comunidade ainda está em beta :)

Barbiegirl


Ikea: Venda dirigida a estudantes

Postado por Fabiano Coura em 16/08/07 as 10h57

Fico contente em ver essas campanhas do tipo "long tail" bem feitinhas, inteligentes e consistentes. Nesse projeto, a IKEA dá um passo a frente de seus concorrentes, explorando muito bem um "momento de vida" muito particular e de alto valor para o negócio deles: o "volta as aulas" (ou "início das aulas", para aqueles estudantes que acabaram de sair da casa dos pais e se encontram na situação de ter que montar seu dormitório com um budget bem apertado). No site do projeto (aqui) os "bixos" podem encontrar várias idéias e ofertas especiais, que variam de acordo com o perfil informado: "foco nos amigos", "designer gráfico" ou "quarto para dois", por exemplo. Uma idéia simples que materializa toda a simpatia que a marca deseja demonstrar por seus clientes, independentemente do tamanho dos seus bolsos.

Ikea back to college

Nike Plus

Postado por Fabiano Coura em 20/06/07 as 16h01

Gp_cyber_nike

Bela plataforma de relacionamento desenvolvida pela Nike para divulgar seus produtos e, ao mesmo tempo, fidelizar corredores de todo o mundo. De novo: Propaganda como serviço. Uma troca de valores sem prededentes que funde a comunicação com o produto em uma experiência única com a marca (e de quebra ainda empresta um monte de valores bacanas da marca Apple). Confira abaixo o vídeo que conta todo o case.

iCoke: Revolução na web chinesa

Postado por Fabiano Coura em 19/06/07 as 19h38

Muitos palestrantes aqui em Cannes estão citando o exemplo da comunidade chinesa iCoke. Trata-se de uma mega site de relacionamento desenvolvido pela Coca-cola na China que já conta com mais de 5 milhões de usuários. Para a comunicação, uma completa revolução na forma como os chineses se relacionam com uma marca. Para os consumidores, uma série de funcionalidades que não mais conseguem viver sem. Se você quiser mesmo conferir, navegue no instinto, pois o site é inteiro em chinês :)
Icoke

A receita da Kraft para uma marca totalmente “ativada”

Postado por Fabiano Coura em 17/10/06 as 17h20

Paula Sneed, VP Global Marketing Resources, Kraft Foods

A Kraft Foods é a maior empresa de alimentos dos EUA e a segunda no mundo. Possui o portifólio mais forte de marcas da categoria, muitas delas líderes em seus segmentos. A marca “Oreo”, por exemplo, está presente em cerca de 95% dos lares americanos! Uma empresa muitíssimo bem sucedida em um mercado muitíssimo competitivo.

Qual é a Big Ideia por trás dessa marca? As pessoas buscam constantemente inspiração para tudo em suas vidas e, quando o assunto é alimento, precisam de marcas que motivem a busca por sabores melhores e pela qualidade da alimentação da família. Buscam marcas que as auxiliem a obter sucesso na cozinha, ou seja, a obter o reconhecimento de sua família e de seus amigos. Para isso a empresa oferece produtos que são apresentados como “idéias” – para motivar, inspirar e inovar na cozinha. Nas palavras da Paula, “Temos produtos que podem transformar um dia comum em um dia sensacional, essa é a nossa missão. Para que isso aconteça, precisamos entender profundamente o que os clientes esperam de nossa empresa para que possamos ajudá-los a viverem melhor”.

A Kraft sempre inovou muito em comunicação e criou muitos seguidores com isso: foi a primeira empresa a utilizar imagens em seus anúncios e a desenvolver campanhas com o uso de celebridades para endossar seus produtos (isso há muitos anos atrás). Sendo uma empresa de vanguarda, notaram rapidamente que estavam em um negócio cujos produtos tendiam a ser percebidos como commodities, uma vez que a competição por preços se acirrava drasticamente com a revolução industrial. Isso mudou completamente a estratégia de negócios da empresa, pois começaram a usar a comunicação para agregar valor a marca, fugindo sempre dos canais tradicionais. Para se ter uma idéia, há 5 anos eles investiam 2/3 da verba de comunicação em canais de massa e hoje esse montante caiu para 1/3. Isso mesmo! Atualmente 2/3 da verba de comunicação já é destinada a ativação: revista “Food and Family”, relacionamento e serviços na internet, eventos de relacionamento, promoções, campanhas dirigidas de experimentação e aquisição, material de ponto de venda diferenciado, etc.

Para criar as experiências de ativação da marca, a estratégia global de comunicação parte do princípio que as pessoas tem 3 problemas relacionados a comida:

#1. Falta de idéias e de inspiração para fazer coisas novas;
#2. Falta de conhecimento e mesmo de habilidade para cozinhar;
#3. Uma absurda necessidade de otimizar o tempo, que precisa ser dividido em uma quantidade cada vez maior de atividades;

Nesse contexto, uma série de iniciativas - todas tendo a “utilidade” como ingrediente principal - são desenvolvidas para ajudar as pessoas a lidarem com esses problemas – “Todo mundo tem desafios na cozinha. As pessoas querem soluções para suas vidas, para todos esses desafios. Então tentamos entender isso para desenvolver nossa empresa”. Como publicitários, sabemos que não há nada mais sublime do que o momento em que o cliente é tocado emocionalmente e percebe a comunicação como algo de valor para si, como um serviço que pode contribuir com sua vida, ao mesmo tempo em que o aproxima ainda mais da marca e de seus produtos.

Vejam os exemplos abaixo e notem a força da comunicação dirigida por trás de cada um deles. Notem a importância também desses canais para o aprendizado contínuo da empresa, para a otimização da estratégia global de comunicação e para o desenvolvimento de novos produtos.

Website “Interactive Kitchen”
http://www.kraftfoods.com
O que oferece? Centenas de receitas organizadas pelos produtos da empresa e por perfis de usuário, com personalização total da experiência de navegação e distribuição de conteúdo para outras plataformas, como iPods, PDAs e celulares.
Resultados: completando 10 anos de vida, o site recebe mensalmente 6 milhões de visitas que gastam, em média, 5 minutos de seu tempo interagindo com a marca.

Kraftfoods_website

Relacionamento via e-mail marketing
O que oferece? Conteúdo personalizado 1-a-1 em 3 diferentes idiomas (francês, inglês e espanhol), com total controle dos usuários sobre o conteúdo, freqüência, horario de envio, etc.
Resultados: são enviados 4 milhões de e-mails semanalmente com taxa de clique de 50% (!!!)

Revista “Food & Family” (recém lançada)
O que oferece? Conteúdo diferenciado sobre como ter uma vida mais feliz e saudável, ajudando os consumidores nos desafios que apontei anteriormente.
Resultados: 12 milhões de assinantes que gastam mensalmente cerca de 40 minutos lendo a publicação; 80% das pessoas colecionam as revistas; anualmente apenas 1% da base cancela o recebimento; 50% das pessoas recomendam a seus amigos; e o principal: as marcas abordadas em uma determinada edição experimentam um incremento imediato de vendas de 15%.

Kraftmagazine

Websites dirigidos a target específicos
Veja o exemplo abaixo clicando na imagem!

Cheftotherescue

Para fechar, fiquem com a mensagem final da Paula: “É preciso coragem para arriscar e mudar, mas todo mundo tem o direito de errar, desde que seja com pouco dinheiro!”.

O Podcasting da palestra vem no próximo post!

© 2010 Fabiano Coura | Todos os direitos reservados | No ar desde outubro de 2006